A Comarca de Cataguases, juntamente com parceiros institucionais, arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos a serem distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o apoio da entidade Associação Fraterna de Assistência aos Necessitados (AFAN) de Cataguases. A campanha “Doar Faz a Diferença” foi realizada no período de 15 de abril a 15 de maio, e recebeu 147 cestas básicas e 250 litros de leite.
O diretor do Fórum da Comarca, juiz João Carneiro Duarte Neto, disse que a iniciativa partiu da direção da comarca. “É um projeto do Tribunal de Justiça, que não esquece do viés social, porém depende da iniciativa da direção em trazer para sua comarca. Nós fizemos questão de abraçar a causa. O acesso à justiça é muito maior do que dar uma sentença”, afirmou.
A ação teve como parceiros o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Cataguases e a Defensoria Pública de Minas Gerais.
A administradora do Foro e coordenadora da campanha, Katia Freitas, destacou o sentimento de fazer a diferença nesse momento. “Estamos muito felizes de ser exemplo de união de esforços para realizar essa ação, em uma comarca do interior. Muitas vezes temos referências de grandes ações realizadas por grandes comarcas, e deixamos de acreditar que também é possível adaptar grandes ações à realidade de nossa cidade. Esta campanha realmente fará a diferença na vida de muitas famílias, além do fortalecimento da entidade responsável pela distribuição das doações e de todos os servidores e colaboradores que se empenharam para doar e mobilizar a sociedade civil, em fazer sua doação, renovando a força e a fé de que somos capazes de fazer a diferença” ressaltou.