Em fase de construção, o Judiciário do Timor-Leste tem recebido o apoio do Brasil para a consolidação do Poder Judiciário no país do sudeste asiático. Cooperando com esse esforço, a Justiça mineira tem sido bem representada por seus magistrados, conforme relato do presidente do Tribunal de Recurso do Timor-Leste (instância máxima no país), Cláudio de Jesus Ximenes, ao presidente do STF e do CNJ, Joaquim Barbosa, sobre a atuação do juiz da Comarca de Uberlândia, Joemilson Donizetti Lopes.

Durante os seis meses que cooperou no Timor-Leste, Joemilson Donizetti assessorou o presidente do Tribunal de Recurso na gestão e planejamento dos tribunais do Timor e o apoiou nas funções de presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial e de membro do Conselho de Coordenação do Setor da Justiça, no planejamento e implantação dos programas de organização e consolidação dos tribunais, no Centro de Formação Jurídica, nos programas de formação de juízes e oficiais de justiça. Joemilson Donizetti iniciou o trabalho no Timor Leste em agosto de 2012 e encerrou sua atuação em fevereiro deste ano.

Em carta enviada a Joaquim Barbosa, o presidente do Tribunal de Recurso timorense destacou ainda que o juiz Joemilson Donizetti participou ativamente na organização da IX Conferência dos Presidentes dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, acolhida pelo Tribunal de Recurso, realizada em outubro de 2012, e ainda na implantação dos Serviços de Apoio dos Tribunais criado pelo Decreto-Lei 34/2012.
Clique aqui para ler a carta na íntegra.