Buscar sugestões, parcerias e estabelecer um diálogo constante entre a Defesa Social e a Justiça. Foram esses os objetivos de um encontro realizado hoje (03/12) no TJMG com as presenças do presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Resende, do titular da Vara de Execuções Criminais da Capital e diretor de comunicação da Amagis, juiz Herbert Carneiro e dos juízes da área criminal da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Eles receberam o secretário de Defesa Social do estado de Minas Gerais, Maurício Campos, acompanhando de representantes das Polícias Civil e Militar. Na ocasião, o secretário estadual fez uma exposição de como está sendo desenvolvido o trabalho no sistema de Defesa Social como um todo para garantir a segurança pública. Maurício Campos destacou a importância do Poder Judiciário como parceiro em todo esse trabalho.
“Esse foi um encontro histórico porque nos deu a oportunidade de conhecer com maior profundidade o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo sistema de Defesa Social no estado. Fomos convidados a estreitar as nossas relações com a Defesa Social, as Polícias Civil e Militar e com a Sub-secretaria de Administração Penitenciária para desenvolvermos conjuntamente, respeitando as competências de cada um dos poderes e dos órgãos. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de um trabalho mais ativo e efetivo no combate a criminalidade”, afirmou o juiz Herbert Carneiro.
De acordo com o magistrado, o diálogo permanente entre os Poderes Executivo e Judiciário possibilitará uma prestação jurisdicional mais eficiente e eficaz, de forma que a sociedade, como destinatária dessa prestação jurisdicional, possa ter a resposta que ela espera do Poder Judiciário.