O frio já começou a dar sinais de que não vai ser brando neste ano. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pela terceira vez, se junta ao Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para arrecadar agasalhos, acessórios e cobertores. A proposta é socorrer pessoas que vivem em situação de rua. Trata-se da campanha Calor Humano 2017, promovida pelo Servas, que vai ser oficialmente inaugurada em 2 de maio.
Os pontos de coleta estarão nos saguões do anexo 1 do TJMG e da Corregedoria-Geral de Justiça – Rua Goiás –, do Fórum Lafayette, da Unidade Raja Gabaglia e do Edifício Sede. As peças serão retiradas ao final de cada semana para agilizar a entrega aos moradores de rua e para que eles não tenham de aguardar muito para receber a ajuda.
No último ano, 24.427 peças foram entregues a entidades carentes de Minas Gerais, segundo Juliana Diniz Avelar, integrante da diretoria de assistência social do Servas. No Tribunal, foram recolhidos 538 itens. Já em 2015, a solidariedade dos mineiros foi expressa em 12 toneladas de agasalhos, cobertores e acessórios de inverno.
A expectativa deste ano, tanto do Servas quanto dos parceiros, é superar a quantidade de peças arrecadadas nas edições anteriores. “Todos estão unidos no propósito de atingir um resultado cada vez mais significativo para a campanha”, diz Juliana Avelar.
O lema da campanha, “Calor Humano: doar agasalhos e cobertores esquenta, conforta e faz o inverno ficar mais quentinho”, é um estímulo a doar as peças do seu guarda-roupa que estão encostadas, em desuso, e, assim, aquecer a quem precisa.
No interior, as comarcas também são convidadas a aderir ao esforço. Em edições anteriores, participaram Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Pouso Alegre.
Além do TJMG, são parceiros da empreitada, que será lançada oficialmente em 2 de maio, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo de Minas Gerais, o Espaço Cultural Banco do Brasil, os clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube. A campanha conta ainda com parceiros do meio acadêmico, como o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), a Newton Paiva, a UNA, a UFMG, além do BH Shopping, do Diamond Mall, do Pátio Savassi, da Rede Minas, entre outras empresas. Vários postos de coleta estarão espalhados pela capital.
Fonte: TJMG