O juiz Cássio Fontenelle, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e membro da Corte Eleitoral mineira, será homenageado nesta quinta-feira, dia 9 de maio, com a entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais. A solenidade acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado. A honraria, proposta pelo deputado Charles Santos, reconhece os relevantes serviços prestados pelo juiz que há 24 anos dedica-se à Magistratura mineira. Antes, Cássio Fontenelle atuou na Defensoria Pública de Minas Gerais, durante cinco anos.

Natural de Fortaleza, no Ceará, Cássio Fontenelle veio para Minas Gerais aos cinco anos de idade. No dia oito de maio, completou 55 anos e celebrou não apenas seu aniversário, mas a proximidade da cerimônia que o tornará oficialmente cidadão mineiro. “É com grande honra e muita emoção que recebo o Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, estado onde cheguei aos cinco anos de idade. Sempre fui mineiro de fato, e agora me torno mineiro por direito”, afirmou o magistrado.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou Cássio Fontenelle pela merecida homenagem. “Seu carinho por Minas, desde os tempos de engenheiro, demonstra seu encanto por estas paragens. Na Magistratura esteve também nas Gerais, onde restou reconhecido como verdadeiro sertanejo de um Estado que valoriza tanto seu povo, principalmente o mais sofrido. Mais do que amigo, Cássio tem todas as bondades que conseguiu agregar de suas origens do lindo Estado do Ceará para distribuir justiça em Minas Gerais. Por isso, é cidadão notável, e agora também pode invocar sua condição de Mineiro para se sentir guardado e sempre protegido", afirmou.

Para a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, a entrega do título de cidadão mineiro ao juiz Cássio Fontenelle é motivo de orgulho para a Magistratura estadual. “Cássio Fontenelle escolheu Minas Gerais como sua casa e há 24 anos tem se dedicado incansavelmente ao Judiciário de nosso Estado. A merecida honraria é um reconhecimento não apenas de seu trabalho como magistrado, mas também do seu compromisso com Minas”, disse.

Autor da homenagem, o deputado Charles Santos destacou o compromisso e a compaixão com a Justiça, naturais do magistrado Cássio Fontenelle. “Sua abordagem ponderada e sua busca incansável pela equidade tornaram-no uma figura respeitada não apenas dentro dos tribunais, mas em toda a comunidade jurídica. A homenagem é um reconhecimento e uma celebração à trajetória de um homem cuja dedicação, sabedoria e integridade moldaram não somente a sua carreira como a aqueles ao seu redor”, afirmou o parlamentar.

A solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário acontecerá nesta quinta-feira, dia 9 de maio, às 19h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte).

Trajetória

Natural de Fortaleza, no Ceará, Cássio Fontenelle graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1994. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC Minas, iniciou sua carreira como advogado. Foi defensor público durante cinco anos em Minas Gerais e entrou para a Magistratura no ano 2000. Atuou nas comarcas de Januária, Manga, Montalvânia, Itamarandiba, Rio Vermelho, Sete Lagoas, Governador Valadares e Belo Horizonte. Juiz auxiliar da Corregedoria do TJMG nas gestões de 2010 à 2016, juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, de 2014 a 2016, juiz da 28ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, de 2019 a 2020, e juiz presidente da Comissão de Votação Paralela do TRE/MG de 2010 a 2012. Membro titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe juiz de Direito, e ouvidor. É juiz auxiliar da Presidência do TJMG.