Com o objetivo de aperfeiçoar o funcionamento administrativo e agilizar o processo eleitoral no Estado de Minas Gerais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE/MG), desembargador Almeida Melo, vai inaugurar hoje, 05, em Juiz de Fora, o Fórum Regional Eleitoral da Mata. O local, que ficará na rua Osório de Almeida, 425, no bairro Poço Rico, vai abrigar a Central de Atendimento ao Eleitor de Juiz de Fora e os cartórios eleitorais locais.

Durante a solenidade, que contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, juiz Maurício Soares - que vai representar o presidente da Associação, juiz Bruno Terra Dias - será assinado um protocolo de intenções entre o TRE, a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Juiz de Fora para a doação de um terreno para a construção da futura sede própria do Fórum Regional Eleitoral.

O juiz Maurício Soares elogiou a iniciativa do desembargador Almeida Melo. "Essa é mais uma inauguração que visa a descentralizar as funções administrativas do Tribunal. Com a existência dessas regiões eleitorais, as urnas eletrônicas serão remetidas previamente às regiões e, de lá, serão entregues às cidades que integram a comarca, o que agiliza o processo eleitoral e a centralização dos resultados", explicou o magistrado. Antes da existência das regiões eleitorais, as urnas eletrônicas saíam de BH para as cidades onde ocorreriam as votações.

Homenagem

Denominado de Fórum Desembargador Ayrton Maia, o novo local faz uma homenagem ao magistrado, que foi presidente do TRE-MG e do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais. Ayrton Maia foi também auditor-geral do Estado, presidente da Comissão de Ética Pública do Estado de Minas Gerais e professor universitário. O magistrado nasceu em Juiz de Fora, em 1926, e morreu em 2006.

Histórico

No dia 1º de feveveiro de 2010, o TRE-MG inaugurou o Fórum Central do Tribunal Regional Eleitoral em Belo Horizonte, denominado Fórum Pio Canedo, em homenagem ao ex-vice-governador de Minas (1966 a 1970), ex-parlamentar e jurista. No local, funcionam os cartórios eleitorais da capital e a central de atendimento ao eleitor. De acordo com o TRE-MG, Minas tem 12 regiões eleitorais.