mario_klein_1.jpg
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu reunião, na noite desta quarta-feira, 18, com a participação do juiz Mário Klein, brasileiro que integra a Corte de Tel Aviv, em Israel. O objetivo da reunião foi ouvir o magistrado sobre o Direito e o Judiciário israelenses. A reunião foi conduzida pelo deputado João Leite, presidente da comissão, e a Amagis foi representada pelo desembargador Eli Lucas de Mendonça.

Mário Klein nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para Israel aos 10 anos de idade. Cursou lá a faculdade de Direito e advogou por 15 anos antes de ser nomeado juiz. Atua como magistrado há 12 anos na Corte Geral de Tel Aviv, segunda maior cidade do país, e é especialista em Direito Comercial. Durante a reunião, ele explicou o funcionamento do sistema jurídico israelense desde sua criação, em 1948, até os dias de hoje e afirmou que há uma convivência das leis judaicas – religiosas – com o Direito moderno, muito influenciado pela tradição jurídica britânica.

O magistrado disse que, em todo o país, estão em atuação 680 juízes divididos em varas especializadas e que não há separação da Justiça em níveis federal e estadual como ocorre no Brasil. Israel tem uma população atual de pouco mais de 8 milhões de habitantes

Em Belo Horizonte pela primeira vez, Mário Klein visitou o Juizado Especial Cível – Unidade Francisco Sales – e assistiu a uma audiência de conciliação. “Gostei muito. Vou levar essa experiência para Israel”, elogiou Klein.

mario_klein_2.jpg
O desembargador Eli Lucas afirmou que o magistrado israelense proferiu uma verdadeira aula sobre o Direito Internacional e de Israel, parabenizou-o por trazer a Minas Gerais informações tão preciosas e destacou que a Amagis está sempre pronta a colaborar com o aprimoramento da Justiça.

Compuseram a mesa o Deputado João Leite, o desembargador Eli Lucas Mendonça; o procurador de Justiça Nelson Rosenvald; o Cônsul de Israel, Silvio Musman; o presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Marcos Brafman; e o chefe de gabinete da Subsecretaria de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social, Samuel Marcelino de Oliveira Júnior.

A matéria completa sobre a palestra do juiz Mário Klein você poderá conferir na edição de julho do Jornal DECISÃO.