Mais um caso ligado à falta de segurança nos fóruns aconteceu nesta terça-feira, 11, desta vez em Capelinha, na região do Vale do Jequitinhonha, quando o juiz, que estava trabalhando em seu gabinete por volta das 19h30, percebeu que havia alguém forçando a porta de entrada do fórum. Quando saiu da sala para verificar o que havia acontecido, porém, não avistou ninguém. O magistrado relata que o prédio do fórum é frágil quanto à segurança, não dispõe de câmeras de vídeo ou sequer iluminação em funcionamento no entorno do edifício, o que contribui para a sensação de insegurança dos magistrados e servidores, especialmente à noite, no fim do expediente. O juiz Fernando Lamego Sleumer fez boletim de ocorrência junto à PM.

Fundo Especial
A Amagis empreende um esforço permanente pela segurança e melhoria das condições de trabalho nos fóruns, que resultou, por exemplo, na aprovação na Assembleia Legislativa, na última terça-feira, 11, do projeto que institui o Fundo Especial do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais (FEPJ). Com o Fundo, o Judiciário mineiro será dotado com cerca de R$ 130 milhões das custas judiciais, que serão usados para investimentos na melhoria da prestação jurisdicional, com parte revertida à segurança dos fóruns e à melhoria das condições de trabalho nas comarcas do interior. Por meio dos recursos, até o fim do ano, todos os fóruns poderão estar equipados com as condições básicas de segurança: porta detectora de metais, câmeras de vídeo e vigilância armada.

O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, acompanhou a votação e defendeu junto aos deputados a aprovação do projeto, que, após a redação final, o projeto segue para sanção do governador.