O juiz Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior foi homenageado na última quinta-feira, 19 de fevereiro, com a inauguração de sua foto na Galeria de Retratos dos Juízes de Direito que exerceram a função de Diretor do Foro da Capital.
Na presença de seus familiares, amigos juízes, servidores e desembargadores, Luiz Carlos Júnior descerrou sua foto com auxílio do filho e, em seguida, leu com a habitual simpatia e bom humor seu discurso de agradecimento.
Tendo sido designado como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça pelo então Corregedor Roney Oliveira, em outubro de 2004, e se mantido na função na gestão do desembargador José Francisco Bueno, em 2006, Luiz Carlos Júnior conduziu a Direção do Foro da capital de dezembro de 2007 a outubro de 2008. Por essa razão, homenageou em seu discurso os desembargadores Roney Oliveira e Francisco Bueno. O juiz André Leite Praça, a quem substituiu na função de diretor do foro, também foi lembrado. Luiz Carlos Júnior destacou a “difícil tarefa” de substituir seu antecessor, que foi responsável, entre tantas ações, pela realização do Fórum Permanente entre Corregedoria e OAB, parceria que Luiz Carlos Júnior elogiou com entusiasmo e revelou ter lhe rendido muito aprendizado.
Ele citou também as reuniões promovidas pela Gerência de Apoio Administrativo (Geapa), que tornou a gestão da Direção do Foro mais participativa, com a presença de gerentes e escrivães do Foro da Comarca de Belo Horizonte.
Citou ainda a contribuição de juízes e de servidores, no período em que esteve à frente da Direção do Foro.
Natural do Rio de Janeiro, o juiz Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior formou-se bacharel em Direito pela Universidade daquele Estado. Foi membro do Ministério Público de Minas Gerais de 1988 a 1992, sendo promotor de Justiça titular das comarcas de Conceição do Rio Verde e Aiuruoca.
Ingressou no Poder Judiciário Mineiro em abril de 1992, exercendo a magistratura nas comarcas de Varginha, Pedra Azul, Itamonte, Açucena, Teófilo Otoni, Três Pontas e Lavras. Foi promovido por merecimento para a comarca de Belo Horizonte em 2002, tendo sido coordenador do Juizado Especial das Relações de Consumo e titular da 25ª Vara Cível da Capital. Atualmente o juiz Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior é titular da 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado e membro da 7ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis.
Fonte: TJMG