O juiz Elias Charbil Abdou Obeid, da Comarca de Belo Horizonte, foi homenageado, nesta segunda-feira, 28, com o Mérito Líbano-brasileiro de Minas Gerais de 2020, concedida Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN), por sua destacada atuação em favor da promoção da Justiça, do Direito e da cultura libanesa em Minas Gerais.

O mérito Líbano-brasileiro é uma honraria concedida pela Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN), anualmente, àqueles de ascendência libanesa e que tenham promovido em Minas Gerais avanços para o desenvolvimento econômico, social e valorização da dignidade do ser humano.
 
De acordo com o Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, o juiz Elias Obeid é um exemplo de magistrado, por seu conhecimento jurídico e retidão, e um verdadeiro descendente de libaneses, que valoriza a sua origem, dignifica a cultura e inspira, através de seu exemplo, as novas gerações. 
 
Trajetória

Elias Charbil Abdou Obeid é natural de Viçosa-MG. Filho de Abdou Nagib Obeid e Maria Said Obeid, ambos já falecidos. É casado com Virgínia e pai de Elise. Licenciado em Letras (1992) e Bacharel em Direito (1997) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), antes de tornar-se magistrado, foi advogado e Defensor Público, do Estado de Minas Gerais, por meio de concurso público. Após nova aprovação em concurso público, ingressou na Magistratura do Estado de Minas Gerais, em novembro de 2000. Como magistrado, atuou nas comarcas de Timóteo, Açucena, Ipatinga, Itumirim, Bom Sucesso, Lavras, Contagem e, atualmente, Belo Horizonte. Foi Juiz Eleitoral de 2006 a 2008, na Zona Eleitoral de Lavras, e Juiz Diretor do Foro da Comarca de Lavras, a partir de maio de 2008.

É cidadão honorário de Lavras desde agosto de 2009, e também de Contagem, desde dezembro de 2010, e membro da Academia de Letras de Viçosa, passando a ocupar a Cadeira 39, cujo Patrono é Afonso Arinos de Mello Franco. Desde 2016, ocupa cargos de relevância na direção da AMAGIS, tendo sido tesoureiro e diretor da 1ª Seccional em Belo Horizonte.