O juiz Marcelo Pereira da Silva entrou em exercício para atuar como desembargador na 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade de posse, realizada nesta segunda-feira (17/5) no Gabinete da Presidência, foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.

O magistrado assume a vaga, na Câmara Cível, do desembargador José Flávio de Almeida, 1º vice-presidente do TJMG. Marcelo Pereira da Silva já atuava como desembargador convocado desde julho de 2020.

Ele já compôs a 10ª e a 18ª Câmaras Cíveis da Corte mineira. O juiz ingressou na magistratura em agosto de 1993. Já atuou nas Comarcas de Lajinha, Resplendor, Coronel Fabriciano. Antes da convocação para o Tribunal de Justiça, integrava a 9ª Unidade dos Juizados Especiais de Belo Horizonte.

 

not---entrada-exercicio-juiz-MarceloPereiraSilva-_1_.jpg
Presidente Gilson Lemes assina termo de posse do juiz convocado Marcelo Pereira da Silva (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente Gilson Soares Lemes ressaltou a experiência do magistrado. “Estamos certos de que o juiz Marcelo Pereira da Silva fará um excelente trabalho e também atuará de forma harmoniosa com os demais integrantes da 12ª Câmara Cível. Desejo muito sucesso na substituição ao desembargador José Flávio de Almeida, nosso 1º vice-presidente. Marcelo Pereira da Silva é um magistrado experiente, que já substituiu no Tribunal de Justiça e novamente foi convocado para prestar os seus serviços junto à 12ª Câmara Cível”, ressaltou o presidente do TJMG.

Colegiado

De acordo com o juiz convocado Marcelo Pereira da Silva, é uma grande responsabilidade assumir a vaga. “É um prazer enorme assumir a nova Câmara. Tive oportunidade de trabalhar na 10ª e 18ª Câmaras Cíveis, e vai ser uma honra substituir o desembargador José Flávio de Almeida na 12ª. É uma responsabilidade muito grande dar sequência aos trabalhos, visando sempre à atuação em prol das pessoas, da comunidade e do cidadão”, afirmou.

O juiz Marcelo Pereira da Silva afirmou ainda que atuar em segundo grau é “um grande aprendizado, pois obedecemos ao princípio da colegialidade. Diante disso, é importante saber que os posicionamentos e as questões precisam ser decididas do ponto de vista do colegiado”.

 

Not1-entrada-exercicio-juiz-MarceloPereiraSilva.jpg
Juiz Marcelo Pereira da Silva entre o presidente do TJMG e a esposa, Cláudia Rose da Silva (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

Presenças

Participaram da solenidade o 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; o vice-corregedor geral de justiça, desembargador Edison Feital Leite; os integrantes da 12ª Câmara Cível, desembargadores José Geraldo Saldanha da Fonseca, Geraldo Domingos Coelho e Juliana Campos Horta; o desembargador José Eustáquio Lucas Pereira; a esposa do juiz convocado, Cláudia Rose da Silva; e os assessores da 12ª Câmara Cível, Patrícia Resende, Maria Helena Neves, Fernando Ferreira, Clara Romanelli e Henrique Couto.

Fonte: TJMG