O juiz Fernando Armando Ribeiro, do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), lançará no dia 23 de maio, próxima quinta-feira, seu primeiro romance, “A fascinação das asas”. O lançamento ocorrerá a partir de 19h na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Lourdes/BH). Na ocasião, será lançada também a obra coletiva "Espectros poéticos da Justiça".
O livro ‘A fascinação das asas’ trata-se de uma novela escrita durante as oficinas realizadas na Academia Mineira de Letras, sob orientação do professor Luiz Antônio de Assis Brasil.
O lançamento faz parte do programa Direito e Literatura, promovido pela AML com o objetivo de compartilhar com o público as experimentações de juristas com a escrita, apontando as interseções possíveis entre os dois campos do conhecimento.
“Indefinível e fascinante, o ato da escrita tem-se revelado uma marca fundamental do humano, uma tentativa de fazer prevalecer a memória e a imaginação sobre o esquecimento. Dos símbolos rupestres pintados nas cavernas à complexidade da escrita literária, o escrever coloca-se como elemento sustentador e impulsionador não apenas da arte mas de todo conhecimento humano”, elucida Fernando Armando Ribeiro.
O autor
Fernando Armando Ribeiro é doutor em Filosofia do Direito pela UFMG (2002), pós-doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), com bolsa de estudos da Fulbright (2009). É professor dos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado da Faculdade Mineira de Direito da PUC-Minas. É juiz civil do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (cadeira nº 34), membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Foi professor da Faculdade de Direito da UFMG (2000-2002), da Universidade Federal de Ouro Preto (2006-2008) e da Faculdade Milton Campos (1999-2008). É autor de um livro de poesia e coautor de outros três livros do gênero. Também é coautor de 13 livros jurídicos, bem como de diversos artigos publicados em revistas especializadas. Tem atuado como palestrante em seminários e congressos regionais e nacionais.