O juiz Frederico Mendes Júnior, do TJPR, foi eleito presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a juíza Rosimere das Graças do Couto, do TJMG, foi eleita vice-presidente da AMB nesta sexta-feira, 11/11, para o triênio 2023/2025. 

A chapa única Combatividade, Coragem e União teve 6.030 votos em todo o País. Em Minas Gerais, a chapa obteve 601 votos, sendo a segunda maior votação do País, atrás apenas do Paraná, Estado natal do juiz Frederico Mendes. Mesmo sendo chapa única, obteve mais de 70% dos votos válidos em Minas.

Representatividade   

A juíza Rosimere do Couto, que é vice-presidente Administrativa da Amagis, além de vice-presidente de Assuntos Jurídicos da AMB na atual gestão, destacou a votação expressiva na eleição, que foi realizada com chapa única. “A votação mostrou a força da representatividade de Minas junto à AMB e Frederico Mendes foi eleito com essa representatividade no Brasil todo. Vamos com muita força, garra a união para o trabalho que vamos exercer à frente da AMB”, declarou a magistrada ao fim da eleição.   

A posse da nova Diretoria da AMB está prevista para o dia 14 de dezembro.



Diretoria da Amagis e integrantes da Junta Eleitoral Local após a proclamação do resultado

 

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, destacou a satisfação e a tranquilidade de poder contar com o juiz Frederico Mendes Júnior para dirigir a entidade nacional de Magistratura. “Confiamos no trabalho do Frederico e sabemos que ele possui excelentes projetos para a Magistratura. Além disso, ficamos ainda mais seguros sabendo que ele conta com o apoio da nossa querida Rosimere, que é nossa vice na Amagis e também será vice-presidente na gestão à frente da AMB”, disse Luiz Carlos Rezende.



Juiz Frederico Mendes Júnior


Para o desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente da Amagis e do TJMG, a eleição do juiz Frederico Mendes Júnior simboliza a presença de um grande magistrado à frente da maior entidade de juízes do mundo.

“Ele se preparou ao longo da sua vida para assumir esta missão, em um momento crucial da Magistratura brasileira, e chega ladeado por outros grandes colegas de todo o País. E Minas Gerais emprestou a ele uma juíza extraordinariamente preparada, muito consciente de sua missão como juíza e líder associativa, a nossa querida amiga Rosimere do Couto, que tem uma liderança muito forte aqui em Minas Gerais. E atuarão nesta Diretoria muitos outros colegas de Minas, como o colega Jair, que atuará como secretário-geral adjunto e coordenador da segurança dos magistrados do País inteiro. O Luiz Carlos, que cuidará de outra área também, hoje um grande líder da Magistratura mineira e brasileira, e que também foi um artífice desta grandiosa vitória do Frederico” afirmou Nelson Missias.

O ex-presidente do TJ ressaltou ainda que “o que vivenciamos, uma chapa única, é fruto de um trabalho sério desenvolvido pelo presidente Jayme de Oliveira e pela presidente Renata Gil, que passarão o comando da AMB ao Frederico. Esses dois presidentes já estão registrados na história da AMB pelo grandioso trabalho que fizeram. O Frederico atuou nestas duas gestões e, portanto, conhece muito bem como funcionam as atividades da AMB, a sua importância e sua representatividade. Parabéns, Frederico e toda a Diretoria”, declarou o desembargador Nelson Missias. 

Juíza Rosimere do Couto, eleita vice-presidente, recebe cumprimentos após a divulgação do resultado

 

União

Em discurso após a proclamação do resultado, o juiz Frederico Mendes Júnior iniciou enaltecendo a gestão da presidente Renata Gil. “A Renata é uma lutadora, que enfrentou talvez o momento mais crítico da nossa história, que foi essa pandemia, com muita fibra e coragem. Todos nós, a Magistratura brasileira, temos essa dívida com ela”, afirmou.

Frederico Mendes agradeceu a confiança da Magistratura brasileira e afirmou que toda a Diretoria tem muita vontade de trabalhar, o coração puro e estão à disposição da Magistratura. “É um grupo muito coeso, que foi se aglutinando. Na vida, não se constrói nada sozinho. Acredito muito na força desse conjunto de pessoas”, declarou. 



Frederico Mendes Júnior

Juiz desde 1998, já trabalhou nas Comarcas de Nova Londrina, Umuarama, Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá. Foi servidor na Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, professor da Universidade Estadual de Maringá, procurador jurídico do Município de Maringá e juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná. Na área acadêmica é mestre em direito processual penal e professor. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).

Juíza Rosimere das Graças do Couto

A juíza Rosimere das Graças do Couto se formou em Direito na Faculdade de Direito do Rio Oeste de Minas (Fadom), em Divinópolis. Ingressou na Magistratura mineira em 1997. Atuou nas comarcas de Morada Nova de Minas, Três Marias, Pompéu, Teófilo Otoni, Divinópolis e Belo Horizonte. Foi vice-presidente de Saúde da Amagis, de 2019 a 2021. Atualmente, é vice-presidente Administrativa da Amagis e vice-presidente de Assuntos Jurídicos da AMB.

Veja abaixo os componentes da Diretoria eleita:

Presidente

Frederico Mendes Júnior (Amapar)

Vice-presidentes

Andrea Cristina de Souza Haus Waldrigues (Amatra 12)

Ângelo Antonio Alencar dos Santos (Amma)

Cláudio Luís Martinewski (AJURIS)

Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho (Amepe)

Eunice Bitencourt Haddad (Amaerj)

Fernando Chemin Cury (Amamsul)

Joriza Magalhães Pinheiro (ACM)

Julianne Freire Marques (Asmeto)

Marcelo Pizolati (AMC)

Nilton Santos Oliveira (Apamagis)

Patrícia Machado Carrijo (Asmego)

Rosimere das Graças do Couto (Amagis)

Coordenadores

Justiça Estadual: Vanessa Ribeiro Mateus (Apamagis)

Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva

Justiça do Trabalho: Sérgio Polastro Ribeiro (Amatra 15)

Justiça Militar: Paulo Adib Casseb (Amajme)

Aposentados: Leila Torelly Fraga (AJURIS)

 

Conselho Fiscal

Alexandre Miguel (Ameron)

Gustavo Adolfo Plech Pereira (Amase)

Jussara Schittler dos Santos Wandscheer (AMC)

Marianne Júdice de Mattos (Amages)

Thiago Brandão de Almeida (Amapi)