O desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), deu posse, na tarde desta quinta (17/09), ao juiz Guilherme de Azeredo Passos, que passa a substituir na 5ª Câmara Criminal. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Presidência, no Edifício Sede, em Belo Horizonte. Participaram do ato diversos amigos do magistrado e servidores da Casa.
Entre eles, estiveram presentes os três vice-presidentes do TJMG, desembargadores José Flávio de Almeida (1°), Tiago Pinto (2°) e Newton Teixeira Carvalho (3º), o superintendente administrativo adjunto do Tribunal, desembargador José Arthur Filho, os juízes auxiliares da Presidência, Cássio Azevedo Fontenelle, Delvan Barcelos, Rosemere das Graças do Couto e Rui de Almeida Magalhães.
Também compareceram a desembargadora Mariangela Meyer, superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz, o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, os servidores Guilherme Augusto Mendes do Valle, Wagner de Aguiar Mendes e Thiago Tinano Duarte.
Depois de dar as boas-vindas ao juiz convocado, o chefe do Judiciário estadual mineiro declarou que se trata de um grande prazer formalizar essa entrada em exercício. “Trata-se de um juiz experimentado, que lida há muitos anos na área criminal, já substituiu anteriormente, em vaga de desembargador convocado, e figura em lista para ser promovido ao Tribunal. É uma aquisição muito boa para o TJMG. Ao recompor a turma julgadora, ele vem beneficiar a 5ª Câmara Criminal com sua competência e capacidade de trabalho”, disse.
Já o novo integrante do colegiado enfatizou sua alegria pela nova fase: “A entrada em exercício é uma surpresa muito agradável, pois significa retornar ao Tribunal depois de uma substituição de um ano e pouco, uma experiência ótima em minha vida. Espero corresponder às expectativas e fazer um bom trabalho na agilização da prestação jurisdicional.”
Graduado na Faculdade de Direito Milton Campos (1990) e tendo iniciado sua carreira em 1996, Guilherme de Azeredo Passos passou pelas comarcas de Formiga, Aimorés, Itabira e Contagem. Em Belo Horizonte atuou na Vara de Execução Penal, onde, além da função jurisdicional, representou o TJMG no Comitê de Política Criminal e Penitenciária do Estado de Minais Gerais. De 2014 em diante respondeu pela 5ª Vara Criminal da capital.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG