O juiz Haroldo Dutra Dias foi empossado como membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). O magistrado assumiu a Cadeira 91 do Colegiado de Ciências da Saúde e recebeu o Colar do Mérito Acadêmico, uma das maiores honrarias concedidas pela instituição centenária.
A ABRASCI é uma entidade cultural em atividade desde 1910 e foi instituída para o fim precípuo de promover a pesquisa, o estudo e a divulgação da história, geografia e ciências ou artes correlatas.
O juiz Haroldo Dutra Dias agradeceu o reconhecimento do seu trabalho para o desenvolvimento científico e humanístico. “É uma honraria concedida por uma Academia com mais de 100 anos de história, que valoriza aqueles que dedicam suas vidas a contribuir para o progresso. Esse reconhecimento é algo que me enche de gratidão e foi uma imensa felicidade compartilhar esse momento com a minha família.
O magistrado falou sobre a emoção em ser homenageado e refletiu sobre a persistência e a dedicação em favor do bem comum. “Essa conquista não é só minha, é um reflexo de uma caminhada de aprendizado, de pessoas incríveis na minha vida e de um propósito que se revela a cada dia. É a prova de que, quando nos dedicamos a algo maior, a vida nos surpreende de formas surpreendentes. Que este momento sirva de inspiração para você olhar para a sua própria vida e perceber o quão longe você já chegou e o quão longe ainda pode ir. Cada passo que você dá, cada desafio que supera, tudo isso está construindo a sua história.”