O juiz José Roberto Poiani, titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia, foi homenageado, na quarta-feira, 24 de abril, no “Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns”, realizado na cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina. O magistrado recebeu a Medalha Zilda Arns em reconhecimento às suas contribuições significativas na área da primeira infância.

O magistrado faz parte do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG, no segmento das Medidas Socioeducativas, e integra a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Forquilhinha, em parceria com a Unicef e a Pastoral da Criança, o evento destacou ações realizadas pelo magistrado do TJMG, como o projeto “Justiça na Escola”, que oferece palestras e oficinas para alunos de escolas fundamentais, e os cursos ministrados sobre o Programa “Entrega Legal”, que visa conscientizar a população sobre a entrega voluntária de crianças para adoção e capacitar equipes para o acolhimento e atendimento humanizado de gestantes ou mães de recém-nascidos que desejam encaminhar seus filhos para famílias substitutas.

O juiz José Roberto Poiani disse que ficou enaltecido pela homenagem, tendo em vista a qualidade e a representatividade do legado deixado por Zilda Arns. “Essa homenagem muito me enobrece. Ela foi uma grande defensora da criança e do idoso e teve muitas ações em prol da primeira infância”, afirmou.

Além de receber a honraria, o magistrado proferiu palestra sobre o serviço de família acolhedora, relacionado à primeira infância, abrangendo como tema mais amplo o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes que precisam ser retirados de suas famílias.

Também receberam a Medalha Zilda Arns o promotor de Justiça de Tocantins, Sidney Fiore Junior; a psicóloga Claudia de Freitas Vidigal, da Fundação Bernard van Leer; a técnica de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Pesquisas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Enid Rocha Andrade Silva; a ONG Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK); e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Sobre a Medalha Zilda Arns

O Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância é um instrumento para identificar e disseminar as práticas bem-sucedidas na área da primeira infância, que contribuam de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos dessa fase da vida. A honraria é entregue na modalidade outorga, e os premiados são escolhidos por uma comissão.

Seu nome homenageia a pediatra e sanitarista catarinense Zilda Arns Neumann (1934-2010), reconhecida por atuar em causas humanitárias e por ter ajudado a fundar e coordenar a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa.

*com informações TJMG