O juiz Juarez Morais de Azevedo, da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima, é o vencedor do Prêmio Bom Exemplo, na categoria Personalidade do Ano. A vitória do magistrado, anunciada nesta terça-feira, 8, durante o programa MGTV 1ª edição, é o reconhecimento por sua atuação na recuperação e reinserção social de detentos da Apac de Nova Lima. Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo.
Para o magistrado, essa conquista representa a valorização do trabalho desenvolvido na Apac para dar aos recuperandos a chance de serem cidadãos melhores. “É uma enorme satisfação ver os resultados concretos deste projeto. Todo mundo diz que o sistema prisional brasileiro é a universidade do crime. Esta iniciativa prova que a Apac de Nova Lima é a universidade do saber. O detento, quando sai da associação, não quer voltar a ser criminoso. Ele quer estudar e ter uma profissão”, afirma Juarez Morais.
O Prêmio Bom Exemplo éuma iniciativa da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do jornal O Tempo e tem por finalidade destacar atitudes de pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte que se configuram em bons exemplos por contribuírem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Ao destacar as práticas dessas pessoas, o prêmio visa, ainda, despertar na população a percepção do valor e da importância dessas atitudes para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre todos.
Em 2011, o juiz Juarez Morais recebeu a menção honrosa do Prêmio Innovare, na categoria Juiz Individual, também pelo projeto desenvolvido na Apac de Nova Lima. O magistrado falou sobre a iniciativa no programa Pensamento Jurídico, da Amagis. Confira nos vídeos abaixo: