Not--Fonamec--TJPE--Abre.jpeg
A posse da nova diretoria do Fonamec ocorreu no Salão Pleno do TJPE ( Crédito: TJMG / Divulgação )

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, nesta quinta (12/12), no Salão Pleno, em Recife (PE), a cerimônia de posse da mesa diretora do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), eleita durante o 2º Encontro Nacional dos Nupemecs, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em agosto de 2024.

Foram empossados o presidente do Fonamec, o coordenador do Núcleo Permanente de Método Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE, desembargador Erik Simões; o 1º vice-presidente, o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Muriaé (MG), Juliano Carneiro Veiga; e a 2ª vice-presidente, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.

Na sexta-feira (13/12), será realizado o Encontro Nacional dos Nupemecs, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). O objetivo é compartilhar ações exitosas e discutir formas de deixar o Poder Judiciário mais célere e econômico.

Not--Fonamec--TJPE--Empossados.jpeg
A nova diretoria do Fonamec: o presidente, desembargador do TJPE Erik Simões (centro); o 1º vice-presidente, juiz do TJMG Juliano Carneiro Veiga; e a 2ª vice-presidente, desembargadora do TJRS Vanderlei Teresinha Kubiak ( Crédito: TJMG / Divulgação )

Pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), estão participando dos eventos no TJPE, além do juiz Juliano Carneiro Veiga, o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, representando o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; e a assessora do Serviço de Apoio (Seanup) ao Nupemec, Mariana Horta Petrillo.

Cumprimentos

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, falou sobre a posse da nova diretoria do Fonamec, em especial do magistrado do TJMG na 1ª Vice-Presidência.

“Quero cumprimentar a nova direção do Fonamec, o desembargador Erik Simões, que é uma figura vocacionada e vibrante, e também, especialmente, o juiz Juliano Carneiro, que vem das Minas Gerais, da Comarca de Muriaé, pela função nesse importante Fórum nacional. Desejo a todos os integrantes da direção do Fonamec uma jornada de trabalho muito profícua, em prol do fortalecimento das ações autocompositivas em nosso País”, afirmou.

Para o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, é uma honra representar o desembargador Rogério Medeiros no Fórum Nacional de Mediação e Conciliação, em especial na posse da nova diretoria.

“O 1º vice-presidente, juiz Juliano Carneiro Veiga, muito tem contribuído para as políticas nacionais autocompositivas. O Fórum Nacional de Mediação e Conciliação é um órgão muito importante, que reúne todos os tribunais do País e é órgão consultivo do Conselho Nacional de Justiça”, afirmou.

Not--Fonamec--TJPE--3.jpeg
A assessora do Seanup do TJMG, Mariana Petrillo, e o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras, com a nova diretoria do Fonamec ( Crédito: TJMG / Divulgação )

O 1º vice-presidente empossado no Fonamec, juiz Juliano Veiga, disse que assume com alegria, gratidão e entusiasmo o cargo no Fórum: “Espero honrar a confiança recebida dos representantes dos Nupemecs de todos os Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, servindo e colaborando com empenho e dedicação para a promoção do fortalecimento e consolidação da autocomposição no Brasil”. 

Ele também agradeceu o apoio da Presidência e da 3ª Vice-Presidência do TJMG, da equipe do Seanup, de juízas e juízes coordenadores de Cejuscs, de servidoras e servidores, de mediadoras e mediadores, de conciliadoras e conciliadores, de facilitadoras e facilitadores, bem como colaboradoras e colaboradores que “trabalham na linha de frente da promoção da resolução consensual dos conflitos”.

“Os avanços que já tivemos são frutos desse trabalho conjunto e cooperativo. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas já podemos celebrar os passos dados nesta jornada, sem tirar os olhos do horizonte que nos impele a prosseguir com ânimo e esperança na construção de uma sociedade mais justa, harmônica e pacífica, no presente e para as futuras gerações”, afirmou.

Fonamec 

O Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), criado em 12 de dezembro de 2014, é composto por coordenadoras e coordenadores de Nupemecs dos estados e do Distrito Federal e por magistradas e magistrados dirigentes de Cejuscs. O objetivo do Fórum é promover discussões e apresentar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG