O juiz Marcelo Piragibe, da Comarca de Juiz de Fora, está lançado a 10º edição do Dicionário Jurídico Piragibe, elaborada juntamente com Esther C. Piragibe Magalhães e publicado pela editora Lúmen Juris. Essa edição conta com mais de 16 mil verbetes revisados, acréscimos substancias de novos conceitos doutrinários, remissão legislativa atualizada e cuidadoso trabalho da origem etimológica. O maior destaque é a versão digital, disponibilizada no site da editora - lumenjuris.com.br - que é inovadora nas versões de e-books de livros jurídicos.
A exemplo dos grandes dicionários modernos, possibilita-se ao usuário, na versão digital, acrescentar novos conceitos, fazer anotações, alterações e ter acesso a sites jurídicos e de legislação relacionadas com o verbete.
O Dicionário Jurídico Piragibe é uma homenagem ao desembargador Vicente Piragibe, jurista pioneiro de uma família que se notabilizou no trabalho de compilação, do então Dicionário Jurisprudencial Criminal, cuja aceitação marcou época.