O juiz Marcelo Gonçalves de Paula, integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência/Comsiv/TJMG, participou nesta segunda-feira, 11 de novembro, do II Seminário do Projeto Para Elas: Promovendo encontros, celebrando parcerias. O magistrado representou a superintendente da Comsiv/TJMG, desembargadora Evangelina Castilho Duarte.
Voltado para o atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica, o evento é realizado pelo Núcleo de Promoção de Saúde e Paz e pelo Programa de Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte. As participantes têm acesso a aulas de artesanato, bijuterias, culinária e corte e costura, como forma de alcançarem a inclusão produtiva e a inserção no mercado de trabalho e criarem condições de romper o ciclo de dependência econômica de homens autores de violência.
Em sua apresentação, o juiz Marcelo Gonçalves abordou ações alternativas as ideias punitivas, dentre as quais a atuação dos Grupos Reflexivos Responsabilizantes de homens autores de violência. O magistrado falou ainda sobre a masculinidade no contexto da violência de gênero.
O projeto acontece na Faculdade de Medicina da UFMG durante todo o dia. Serão apresentadas produções técnico-científicas e trabalhos desenvolvidos pelo Projeto para Elas. Além disso, será realizada uma homenagem especial à memória da professora Elza Machado de Melo. Falecida em 2023, a professora fundou o Ambulatório de Práticas de promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade, do Hospital das Clínicas da UFMG, e será homenageada pela sua notável contribuição à sociedade e sua defesa incansável da cultura de paz.