Na sessão de julgamentos desta quarta-feira (16), o juiz Marcelo Paulo Salgado tomou posse como integrante titular da Corte Eleitoral mineira. Ele exercerá a função por dois anos.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que conduziu sua última sessão de julgamentos como presidente do TRE*, deu as boas-vindas ao magistrado, ressaltando que Marcelo Salgado “irá abrilhantar e muito esta Justiça Especializada. Vossa Excelência tem uma trajetória profissional absolutamente brilhante. Com certeza, trará luzes a este egrégio tribunal”.

Ao agradecer a acolhida, o juiz mencionou que, desde que decidiu concorrer à vaga de integrante do TRE, aprendeu muito e sentiu que estaria entre amigos. E falou sobre o que vai guiar a sua atuação na Corte: “Seguirei a inspiração de Vossa Excelência nesta Casa e honrarei as palavras que me dirigiu nesta tarde. Espero exercer o que meus antecessores fizeram, e, principalmente, ter o espírito que o desembargador deixa aqui, de empreendedorismo, vontade de trabalhar e a rapidez que é necessária na Justiça Eleitoral, que não para”.

Marcelo Salgado é natural de Córrego Danta, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM) e é pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena). Ingressou na magistratura em 1996 e atuou nas comarcas de Nova Serrana, Guapé, Januária, Brasília de Minas, Lavras, Bom Sucesso e Divinópolis. Atualmente, é titular da 36ª Vara Cível de Belo Horizonte.

Confira o currículo do magistrado.

Novos integrantes do TRE

Na última segunda-feira (14), além de Marcelo Salgado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais elegeu outros dois novos integrantes para a Corte Eleitoral mineira, nas classes de desembargador substituto e juiz de Direito substituto.

Ramom Tácio de Oliveira foi eleito para a função de desembargador substituto. Ele ingressou na magistratura em 1990 e foi juiz de Direito nas comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. É desembargador do Tribunal de Justiça desde 2017 e foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral entre junho de 2016 e junho de 2017.

Ele passará a integrar o TRE como segundo desembargador substituto após a saída do desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que encerra seu mandato como presidente do Tribunal na próxima sexta-feira (18). O desembargador Marcos Lincoln dos Santos assumirá a Presidência, o desembargador Maurício Soares passa a ser o vice-presidente e Corregedor e o desembargador Octavio Boccalini passa a ser o primeiro desembargador substituto.

Para o cargo de juiz de Direito substituto, foi eleito Adilon Claver de Resende. Ele ocupará a vaga do juiz Bruno Teixeira Lino, cujo biênio será encerrado em 11 de julho.

As posses de Ramom Tácio e Adilon Cláver de Resende ainda serão marcadas.

Composição da Corte

O Tribunal é composto por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito oriundos do TJMG (e indicados pelo TJ), um juiz federal originário do TRF-1ª Região e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Para cada membro titular, há um substituto da mesma classe. 

*Na próxima sexta-feira (18), acontece a solenidade de posse dos novos dirigentes do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos (presidente) e desembargador Maurício Soares (vice-presidente e corregedor).

Fonte: TRE-MG