Minas Gerais ficou em primeiro lugar, na categoria Poesia, na 2ª edição do Prêmio Nacional de Literatura da Associação dos Magistrados Brasileiros. O feito foi do juiz Odilon de Ávila Flores, do TJMMG, com a poesia “As duas viagens do meu pai”. O concurso, organizado em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL), contou com a participação de Magistrados de todo o País e foi divido em quatro categorias. Além de poesia, o certame premiou as categorias de crônica, conto e depoimento.

De acordo com o vice-presidente de Cultura e Tecnologia da AMB, Thiago Brandão de Almeida, o objetivo do Prêmio foi incentivar a produção cultural dos colegas Magistrados.

Odilon de Ávila é aposentado do TJMMG desde 1984, e desde menino gosta de ler e escrever. Guarda consigo uma série de textos que pensa em um dia publicar. Ganhar o prêmio foi uma surpresa e uma satisfação muito grande. “Sempre escrevi e reúno muitos textos de minha autoria. Eu fiquei muito feliz quando soube o resultado do prêmio”, contou o magistrado. Esse foi o primeiro concurso do qual participou. Para ele, eventos desta natureza significam inventivo à literatura. Odilon Ávila já publicou na MagisCultura, revista produzida pela Amagis. A edição de número 4 traz texto de autoria do magistrado, intitulado “A visita (ou a viagem). Leia aqui a publicação.

Leia abaixo a poesia vencedora e o resultado final do Prêmio:

“Canoeiro, canoeiro,
Que levou meu velho pai.
Não era do rio,
Nem era do mar.
De onde que era?
Levou meu pai.”

Resultado

POESIA
1º Odilon de Ávila Flores (AMAGIS)
2º Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima (AMAB)
3º José Antonio Barretto (AMERON)

CRÔNICA
1º Felipe Morais Barbosa (ASMEGO)
2º Waltides Pereira dos Passos (ASMEGO)
3º Cláudio Antônio de Carvalho Xavier (AMPB)

CONTO
1º Rui Guilherme de Vasconcellos Souza Filho (AMAAP)
2º Danielle Martins Cardoso (APAMAGIS)
3º Carlos Henrique Garcia de Oliveira (ACM)

DEPOIMENTO
1º Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro (APAMAGIS)
2º Juliana Pinheiro de Toledo Piza (Diretamente)
3º Genaceia da Silva Alberton (AJURIS)