tamburini_sabatina.jpgO magistrado Paulo Tamburini tornou-se às 17h30 de hoje, 03/08, o primeiro juiz mineiro a compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de posse dos 12 novos conselheiros (veja a relação abaixo) foi realizada em Brasília e conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.

Na avaliação do magistrado sua nomeação ao cargo é fruto de seu trabalho e dedicação ao Poder Judiciário ao longo dos anos. Tamburini espera na nova função atingir as metas estabelecidas para o conselho, como julgamento dos processos datados até 2005 ainda esse ano, contribuir com a discussão das questões carcerárias e penitenciárias, da infância e da juventude, projetos como as Casas de Justiça e Cidadania. “Irei trabalhar bastante, com muita devoção, dedicação e idealismo para contribuir com a melhoria do Judiciário e da prestação jurisdicional no país”, declarou.

Para o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, que esteve presente na solenidade de posse, a participação do juiz Paulo Tamburini no CNJ significa a presença de Minas no Conselho. “O Paulo Tamburini é um juiz muito preparado, altamente qualificado para o exercício das funções e, por isso mesmo, tenho certeza que engrandecerá o Judiciário brasileiro no CNJ”, comentou.

Indicação

Após terem sido indicados para o cargo, o nome dos novos conselheiros foi aprovado pelo senado dia 7 de julho, depois que eles foram sabatinados. A nomeação pelo presidente da República aconteceu no dia 15 de julho.

O CNJ é composto pelo presidente do STF, dois magistrados da Justiça Estadual, um ministro da Corregedoria Nacional de Justiça, dois da Justiça Federal, um ministro do Tribunal Superior do Trabalho, dois juízes do trabalho, um promotor, um procurador, dois advogados, um deputado e um senador.

Novos Conselheiros

Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho
Desembargador Nelson Tomaz Braga
Desembargador Leomar Barros Amorim de Sousa
Desembargador Milton Augusto de Brito Nobre;
Juíza do trabalho Morgana de Almeida Richa;
Juiz de Direito Paulo de Tarso Tamburini Souza
Juiz federal Walter Nunes da Silva Filho
Advogado Jorge Hélio Chaves de Oliveira
Advogado Jefferson Luiz Kravchychyn
Advogado Marcelo Neves
Promotor de Justiça Felipe Locke Cavalcanti (reconduzido ao cargo)
Procurador de Justiça José Adônis Callou de Araújo Sá (reconduzido ao cargo)

Também fazem parte da nova composição do CNJ, além do presidente, ministro Gilmar Mendes e do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, o conselheiro Marcelo Nobre (representante da Câmara dos Deputados).