Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira, 16, o juiz auxiliar da Corregedoria do TSE, Nicolau Lupianhes Neto, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por indicação do vereador Delegado Edson Moreira. O evento foi realizado na Câmara Municipal da capital mineira e contou com a presença do presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, do ministro João Ótavio de Noronha, presidente em exercício do TSE, do presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Fernando Caldeira Brant, do corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, entre outros magistrados, autoridades, familiares e amigos do juiz homenageado.

 

Cidadão Honorário Nicolau

 

O vereador Delegado Edson Moreira abriu a cerimônia demonstrando o quão honrado estava em indicar o título ao magistrado Nicolau Lupianhes. Em seu discurso, o vereador falou sobre a trajetória do magistrado e do reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados não só em Belo Horizonte, mas em Minas e em grande parte do Brasil. "Aqui, diante de vocês, está um homem que construiu uma trajetória com obstinação e seriedade. É uma honra para mim representar o povo de Belo Horizonte e dar o Título de Cidadão Honorário ao juiz Nicolau Lupianhes. Essa homenagem é simples, porém de grande significado", disse.

Cidadão Honorário Nicolau1

O juiz Nicolau Lupianhes destacou a importância da capital e do Estado de Minas Gerais em sua vida e agradeceu a homenagem recebida. "Tornei-me mineiro de corpo e alma, pois adotei e fui adotado por Minas Gerais, por todas as comarcas em que passei. Hoje, mais mineiro ainda e, especialmente belo-horizontino, pois a capital do estado, a Cidade jardim, a melhor capital do Brasil para se viver, me adota como um de seus filhos. A distinção que recebo nesta noite deve ser dividida com meus familiares, amigos e colegas, e assim o faço, de coração, em razão da influência e contribuição de cada um em minha vida.", afirma.

 

Cidadão Honorário Nicolau 2

 

Currículo

Natural de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Nicolau Lupianhes Neto graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Fundação de Ensino Octávio Bastos, em São João da Boa Vista (SP), em 1992.  Em 1996, ingressou na magistratura mineira e atuou como juiz nas Comarcas de Poços de Caldas, Uberlândia, Uberaba Monte Belo e Alfenas. Entre 2009 e 2012, foi juiz auxiliar na Corregedoria Nacional de Justiça, em Brasília.

Foi juiz auxiliar na presidência do TJMG de setembro de 2012 a 2014, e atualmente é juiz auxiliar na Corregedoria Geral Eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral, desde setembro de 2014, e juiz de Direito Titular na 5ª Vara Cível de Poços de Caldas. Fez mestrado em Direito do Estado no Estado Democrático de Direito – Direito Público na Universidade de Franca no período de 2001 a 2003. Em 2009, fez curso de Extensão em Direitos Humanos promovido pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro; e em 2011, fez curso de Direitos Humanos pela IIDH de San José, em Costa Rica. Faz doutorado na Fadisp, em São Paulo, com previsão de conclusão em dezembro deste ano