Com o objetivo de esclarecer e incentivar a prática da adoção, o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Uberaba, Nicolau Lupianhes Neto, coordenador regional da Amagis, vai proferir uma palestra sobre o tema na próxima sexta-feira, 22 de maio. O evento, realizado pelo Graau – Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba, acontece às 19h, na sede da OAB da cidade e comemora o Dia Nacional da Adoção, que é 25 de maio. “Este é mais um trabalho de conscientização e de valorização do instituto de adoção, que é um ato de responsabilidade e de consciência”, afirmou o magistrado.
Antes de dar início ao processo de adoção, é necessário que haja a tentativa de fazer com que a criança permaneça em seu núcleo familiar de origem. Quando não há essa possibilidade, é considerada a situação de abandono e a criança poderá ser encaminhada à adoção. Atualmente existe, em todo país, um número maior de pessoas interessadas em adotar do que de crianças disponíveis para adoção. Segundo o juiz Nicolau Lupianhes, este fato apresenta dois pontos: um positivo e um negativo. “O lado bom dessa estatística é o fato de que as crianças não estão fora de seu núcleo familiar de origem, ou seja, não existe um número de crianças em situação de abandono proporcional àqueles que querem adotar”. Por outro lado, existem muitas exigências que são feitas por casais interessados em adotar, como recém nascidos, brancos e saudáveis, que dificultam o processo. “Esse cenário já está mudando. É através de eventos como este realizado em Uberaba e de campanhas como a Mude um Destino, lançada no ano passado em Minas Gerais, que esperamos criar uma nova consciência nas pessoas. A adoção é um ato de amor. É quando você recebe um estranho biológico em seu núcleo familiar para, através do afeto e do amor, faze-lo seu filho. E isso independe de cor ou sexo”, concluiu o juiz.
Segurança Pública
No dia 21 de maio, quinta-feira, o juiz Nicolau Lupianhes, vai proferir uma palestra sobre Segurança Pública com Cidadania. O evento, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça, será realizado às 20h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba. “A palestra vai apresentar a segurança pública feita com cidadania e estabelecer algumas propostas para a política nacional de segurança pública”, afirmou o magistrado. O evento é aberto aos profissionais da área e ao público em geral.