O juiz da Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Varginha, Oilson Schmitt, em parceria com a 'Casa Amor e Vida', promoveu no dia 18 de outubro o Dia de Prevenção às DSTs/Aids no presídio da comarca.

Varginha

Segundo o magistrado, foram realizados 320 testes rápidos de HIV, HCV (Hepatite C) e sorologia para Van Lues (Sífilis). Além disso, foram promovidas ações da campanha Outubro Rosa, que incentiva a prevenção ao câncer de mama. Reeducandas tiveram a oportunidade de fazer o exame Papanicolau, para o diagnóstico do câncer de colo de útero, e a mamografia.

Varginha

“Nosso intuito maior é garantir a dignidade do preso e o acesso à saúde para ele e sua família. Apesar dos poucos recursos, mas com o apoio da população, temos conseguido dar passos importantes para que a pena não seja somente vista como vingança estatal”, afirma o juiz Oilson Schmitt.

Varginha

Profissionais da 'Casa Amor e Vida', uma entidade de prestação de serviços sociais, juntamente com o médico infectologista Luiz Carlos Coelho, referência na América Latina na prevenção e no tratamento da Aids, proferiram palestras e forneceram orientações aos reeducandos sobre a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.

O evento contou ainda com a participação do coral do presídio, que interpretou canções populares sob a regência do maestro Elias.