Tomou posse no TRE mineiro nesta terça-feira (4), como membro efetivo na classe de juiz de direito, o magistrado Paulo Rogério de Souza Abrantes (foto). Eleito pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no dia 27 de março, ele retorna ao TRE para mais um biênio. O juiz integrou a Corte Eleitoral no período de 2014-2016 e, após sua saída, em dezembro de 2016, a vaga de titular estava em aberto.
“É com muito orgulho que este Tribunal recebe novamente o juiz Paulo Abrantes”, ressaltou o presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, destacando em seguida as várias qualidades do magistrado. O juiz foi saudado também pelos demais integrantes da Corte; pelo procurador eleitoral, Patrick Salgado, e pelo advogado Tarso de Tassis, em nome da OAB. Paulo Abrantes agradeceu as homenagens e afirmou que “podem contar com minha isenção e dedicação, na busca pela verdade”.
Estiveram presentes na posse os ex-presidentes do TRE desembargadores Geraldo Augusto (atual primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça), Paulo Cezar Dias e Antônio Cruvinel, magistrados e familiares.
Trajetória
Paulo Rogério de Souza Abrantes nasceu em Araçuaí e é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas (1988). Foi advogadoem Sete Lagoas(1988) e procurador do Estado de Minas Gerais (1992-1997). Ingressou na magistratura em 1997, tendo atuado nas comarcas de Sete Lagoas, Frutal, Divinópolis, Contagem e Belo Horizonte, onde atualmente é titular da 16ª Vara Cível. Em 2013, assumiu como juiz substituto da Corte Eleitoral e, em 2014, como juiz titular.
Composição
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores do TJMG, dois juízes de direito, um juiz federal e dois juízes da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.
Fonte: TRE-MG