O juiz Paulo Antônio de Carvalho, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Itaúna, foi nomeado membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão do Ministério de Justiça. A nomeação, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo e publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 19, é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo juiz nos seus 35 anos na magistratura, em especial no programa Novos Rumos do TJMG e na Associação de Proteção e Assitência aos Condenados (Apac). O presidente do CNPCP é o presidente da Amagis, Herbert Carneiro.
Paulo Antônio de Carvalho é mineiro de Conceição da Aparecida. Formou-se em Direito pela UFMG e advogou em Belo Horizonte de 1971 a 1978, quando ingressou na magistratura. Foi juiz nas Comarcas de Areado, Barão de Cocais e Caeté. Desde 1984 é juiz em Itaúna, sendo atualmente o titular da 1ª Vara Criminal, do Júri e de Execuções Penais.
Foi membro do Programa “Novos Rumos na Execução Penal”, do TJMG, destinado a fomentar a humanização das penas privativas de liberdade no Estado e a difusão da metodologia da Apac, no período de 2001 a 2010. Presidiu o Conselho Superior da FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, que congrega as Apacs existentes e as orienta e fiscaliza, zelando pela fidelidade na aplicação da metodologia da Apac, no período de 1997 a 2012. É integrante do Conselho de Segurança de Itaúna desde 2000.
Foto: Marcelo Albert/TJMG