O juiz Paulo Gastão de Abreu, titular da 10ª Vara de Família da Comarca de Belo Horizonte, entrou em exercício, nesta quarta-feira (19/3), como convocado, pelo critério de antiguidade, para atuar na 2ª Instância. Ele irá integrar a 21ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em vaga surgida com a remoção do desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues para a 1ª Câmara Cível.
O juiz Paulo Gastão de Abreu (centro) é titular da 10ª Vara de Família da Comarca de Belo Horizonte (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)
Na solenidade que marcou o ato, o presidente da Corte estadual mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, destacou sua alegria em receber o colega na 2ª Instância. "Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos, aqui em Belo Horizonte, e sei que se trata de um magistrado comprometido e trabalhador, um juiz que orgulha o Poder Judiciário mineiro. Temos certeza de que iremos ganhar muito com a vinda dele, ainda que, neste primeiro momento, por um período curto", disse.
O juiz convocado Paulo Gastão, ao assinar o ato de entrada em exercício, contou que possui mais de 40 anos de serviço público – quase 30 deles, como magistrado. "Comecei como datilógrafo, aqui no Tribunal de Justiça. Continuo sendo aquele servidor público e, neste momento, irei enfrentar mais um desafio na minha carreira. A substituição será por um prazo pequeno, mas irei me esforçar muito para contribuir com a turma", declarou.

Trajetória
Natural de Belo Horizonte, o juiz Paulo Gastão de Abreu formou-se em Direito pela Faculdade Milton Campos, em 1992. Possui especialização em Design de Sistemas Aplicado à Resolução de Conflitos e Gestão Processual, pós-graduação oferecida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
Ele entrou para a magistratura mineira em 1998. Iniciou a judicatura nos Juizados Especiais da Capital, onde atuou por cerca de quatro anos. Em seguida, foi juiz nas Comarcas de Janaúba e Uberaba. Em 2013, o magistrado retornou à Comarca de Belo Horizonte, tornando-se titular da 10ª Vara de Família.
Em sua trajetória, entre outros pontos, destaca-se o fato de ele ter exercido mandato na pioneira Turma Recursal Exclusiva dos Juizados Especiais de Belo Horizonte e mais 14 comarcas, no biênio 2015/2017.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; os desembargadores Marcelo de Oliveira Milagres e Adriano de Mesquita Carneiro, ambos integrantes da 21ª Câmara Cível Especializada; o secretário do Órgão Especial, Thiago Tinano Duarte; e o assessor do Órgão Especial Wagner Aguiar Mendes.
Fonte: TJMG