No dia 26 de outubro, às 19h, a Academia Mineira de Letras promove a palestra “Drummond – o desvelamento poético do mundo”, com o juiz, professor e poeta Fernando Armando Ribeiro. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH. A AML integra o Circuito Liberdade.
Tomando como fio condutor poemas extraídos dos livros “Sentimento do mundo”, “A rosa do povo” e “Claro enigma”, todos de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Armando pretende mostrar como o tempo e o “estar no mundo” aparecem como categorias chave da poética drummondiana.
O palestrante, como também poeta e filósofo, propõe uma interpretação hermenêutico-literária da obra do escritor itabirano, destacando sua enorme atualidade e também fazendo uma aproximação, por meio da poesia, com obras do autor alemão Heidegger.
Sobre o palestrante:
Fernando Armando Ribeiro é doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), pós-doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) com bolsa de estudos da Fulbright (2009), e professor dos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas. É também juiz civil do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (cadeira nº 34) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). É autor de um livro de poesia e co-autor de outros três livros do mesmo gênero literário, além de co-autor de 13 livros jurídicos, bem como de diversos artigos publicados em revistas especializadas. Tem atuado como palestrante em inúmeros seminários e congressos regionais e nacionais.