Ao longo de seus 17 anos de magistratura, o juiz Renato Zupo, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Araxá, sempre sentiu a necessidade de se aproximar do jurisdicionado e de dar a ele uma maior compreensão do funcionamento do Poder Judiciário. Foi essa a motivação do magistrado para, em novembro do ano passado, estrear na TV Sintonia, afiliada da Rede Minas em Araxá, o programa Entretanto. “O juiz deve ser próximo do povo. A população deve saber como funciona o Estado e o Poder Judiciário. O que não é conhecido é temido e é criticado. Precisamos combater isso”, afirma Renato Zupo.

Por meio de uma linguagem simples e objetiva, o juiz, que também é articulista e romancista, faz uma reflexão dos assuntos que são destaque no país, sempre com um viés jurídico. “Meu público é o jovem, a dona de casa, o aposentado, o idoso, o profissional de todas as áreas. Consigo ir a todos os lares de quem tem a paciência de ler meus textos e assistir aos meus programas”, diz. Além da TV Sintonia, o programa é exibido no YouTube, nos sites do Jornal Araxá, Minas em Foco, no www.renatozupo.com.br e transmitido pela Rádio Cidade.

Renato Zupo salienta que a opinião emitida no programa é estritamente sua e não representa necessariamente o pensamento do Poder Judiciário. O ‘Entretanto’ é exibido semanalmente e conta com produção independente. “Todo o patrocínio angariado é para pagar os profissionais e empresas envolvidas na produção. Não ganho um centavo com o programa. Isso consta no contrato. Também fiz declaração pública em cartório para evitar qualquer mal entendido”, pontua.

Letras

Admirador da literatura e do jornalismo, o magistrado é autor dos romances Verdugo e Rio da Lua e também produz há 17 anos a coluna “Justiça”, publicada nos periódicos Folha Regional, de Governador Valadares, Jornal Araxá, Correio de Araxá, Jornal do Sudoeste, de São Sebastião do Paraíso, Jornal de Luz, além do jornal Inconfidência. “O mundo das letras sempre me foi fiel e benfazejo”, finaliza o juiz.