O juiz Renzzo Giaccomo Ronchi, da Comarca de Teófilo Otoni, foi agraciado no dia 29 de novembro, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) com prêmio de Menção Honrosa pela dissertação no mestrado acadêmico em Direito Constitucional.
Nas áreas de Teoria Jurídica, Filosofia Política e Constituição, Renzzo Giaccomo tratou sobre o “desencantamento das audiências públicas no Supremo Tribunal Federal (STF): Por que ministros permanecem convocando esses atos e por que a sociedade civil ainda se interessa?”
O trabalho catalogou, de forma ampla, as pesquisas acadêmicas que já foram publicadas sobre as audiências públicas realizadas no Supremo Tribunal Federal (STF), diagnosticando todas as perguntas e respostas já obtidas. A partir disso, a dissertação buscou inserir duas novas perguntas na agenda de pesquisa, ainda não feitas.
O juiz Renzzo Giaccomo foi orientado pelo professor Roberto Freitas Filho, que é mestre e doutor pela USP, e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
A dissertação foi publicada na plataforma do IDP (veja aqui) e em llivro, pela editora Lumen Juris, em versão comercial (veja aqui).