juizfranciscosite.jpgO juiz Francisco José da Silva, da 6ª Vara Cível de Juiz de Fora, descobriu no ciclismo uma atividade de lazer e esporte que só trouxe benefícios para sua vida e sua saúde. O magistrado costuma praticar o ciclismo entre 6h30 e 8h da manhã, usando uma mountain bike, uma bicicleta de utilização mais versátil, seja na terra ou asfalto. Segundo ele, a atividade física melhora a autoestima, a saúde, o humor, além proporcionar um bem-estar que melhora o rendimento no trabalho. Em entrevista à reportagem da Amagis, ele nos conta mais sobre o esporte.

Como o senhor começou a prática do ciclismo?
Comecei a ter problemas na taxa de glicose, chegando a um estado de pré-diabetes e colesterol alto. Procurei um médico que me orientou a intensificar a atividade física, que já fazia, com uma dieta mais saudável e acompanhamento médico, ou então teria de tomar remédio. Foi quando optei pela prática regular de atividade e passei a fazer musculação e esteira três vezes por semana. Já que tinha uma bicicleta, comecei também a pedalar três por três vezes na semana . Como tinha de intensificar as atividades, concluí que tinha de fazer algo que fosse agradável, porque tudo que você tem de fazer fora da sua rotina, você tem de gostar e ter prazer em fazer. A atividade com bicicleta, além de ser saudável, faz você ver o mundo por uma outra perspectiva, vendo a natureza sobre outra ótica.

Onde o senhor pratica o ciclismo?
Costumo ir para os municípios próximos, como Coronel Pacheco, Chácara, Matias Barbosa, fazendo um percurso de aproximadamente 60Km, de bicicleta, ou então rodando a cidade, em um percurso de 45Km, aproximadamente. Também levo a bicicleta para as cidades para as quais viajo. A prática do ciclismo não é uma atividade exaustiva, como correr, que te cansa fácil, ela é salutar e agradável, porque você não tem a sensação de exaustão.

O senhor participa de algum grupo de ciclismo?
Na cidade, nós temos um grupo de amigos que andam juntos, mas faço parte de um grupo em São Paulo, chamado Ciclo Turismo, que agrega vários ciclistas e que promove palestras e passeios de bicicleta em diversas regiões. Agora em setembro vou com esse grupo para Rimini, na Itália, em um percurso de aproximadamente 60km por dia.