O juiz e escritor Ricardo Bastos Machado, que atua na Vara de Família, Sucessões e Ausência de Passos, no sudoeste de Minas, foi escolhido, nesta sexta-feira, 22/11, como o homenageado da edição da Feira de Literatura de Passos (Flipassos), que acontecerá entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025. A homenagem ao magistrado é reconhecimento por sua relevante contribuição para a literatura e a cultura.

Ricardo Bastos Machado é Graduado em Direito pela Unesp de Franca (SP). Foi advogado da Caixa Econômica Federal em Uberlândia, no Rio de Janeiro e em Salvador. É mestre em Direito Público pela Unifran. Ingressou na Magistratura mineira em 1998 e já atuou nas comarcas de Belo Horizonte, Uberaba e Passos.

No âmbito da literatura, escreveu mais de 20 livros, dos quais 15 já estão publicados.É membro efetivo da Academia de Letras de Cassia (MG). É autor do Hino Oficial do Poder Judiciário de Minas Gerais, escolhido por meio de concurso público em 2011, concorrendo com outros 120 inscritos. A letra é de sua autoria e a melodia é de seu sobrinho, o músico Daniel Augusto de Oliveira Machado.



Entre seus livros publicados, estão ‘Lumiar’ (que foi o primeiro), ‘Pingo D’Água’, os infantis ‘A minhoca sem nome’ e ‘Puppy, o cachorrinho bondoso’, o infantojuvenil ‘Até os guarda-chuvas são iguais’. Também há os de crônicas ‘Alma’, ‘Tempo da vida’, ‘Resenhas’, ‘Talismã’, ‘Mãe para sempre’ e ‘O melhor lugar do mundo’. Além disso, o magistrado também já publicou obras de poesia como ‘Pingo d’água’, ‘Entrevero’ e ‘Lumiar’. E também é autor de ‘Memórias sentimentais de ultraje e pudor’, ‘O planeta marrom’, ‘O Deus que não vi’, ‘Se Deus quiser’, ‘Deserto de cada um’ e ‘Carpe diem’. Na seara jurídica, já publicou ‘Aspectos da guarda, visita e alienação parental’ e ‘A nova lei da guarda compartilhada’.

Feira Literária

A Flipassos, que chegará à sua nona edição em 2025, é organizada pelas Secretarias de Educação e de Cultura e Patrimônio Histórico. Mais detalhes sobre a programação da Flipassos 2025 serão divulgados nos próximos meses.