O juiz Ronaldo Claret de Moraes foi homenageado na noite desta terça-feira, 5, com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. A solenidade, realizada na Câmara Municipal, foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães, autor da indicação da homenagem. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.
O vereador Wellington Guimarães saudou a todos os presentes e destacou a honra da Câmara Municipal em conceder ao magistrado o Título de Cidadão Honorário da capital mineira. “É com imenso prazer que esta Casa recebe todos os convidados como testemunhas da merecida homenagem ao juiz Ronaldo Claret, profissional exemplar e com uma carreira brilhante que muito enobrece o nosso município e nosso Estado, destacando-os no cenário nacional”, afirmou o vereador.
Em seu discurso, o juiz Ronaldo Claret agradeceu a distinção da Câmara Municipal e destacou que se sente um verdadeiro belorizontino com o recebimento do Título. “Não sei o que posso ter feito para merecer esta honrosa homenagem que muito significa pra mim, não apenas pela grandiosidade da distinção, mas por tudo que ela representa”, disse o magistrado agradecendo a todos os presentes e ao vereador autor da homenagem, e compartilhando com toda sua família o título recebido.
O advogado Ednaldo Amaral Pessoa, diretor da OAB/MG subseção de Coronel Fabriciano prestou homenagem ao magistrado declamando o Soneto de Fidelidade, de Vinicius de Morais. “O juiz Ronaldo Claret é um cidadão do mundo, pacificador nato que consegue reunir múltiplos pensamentos e inúmeros contextos sociais”. Em seguida, o advogado citou partes da estória intitulada “A arte de viver juntos”, que fala da importância da liberdade e do amor, parabenizando o magistrado pela merecida homenagem.
Além do presidente da Amagis, diversas autoridades participaram da cerimônia, entre elas, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro; o ex-presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o corregedor-geral de Justiça desembargador André Leite Praça; o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Marcos Tofani; o vice-presidente de aposentados e pensionistas da Amagis, juiz José Martinho Nunes Coelho; o desembargador Gilson Soares Lemes; o desembargador Audebert Delage Filho; desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; desembargador Wanderley de Paiva; entre outros magistrados, operadores do Direito, familiares e amigos do homenageado.
Natural de Caratinga, Ronaldo Claret de Moraes graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (1983) e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga (1977). Em 1992, ele entrou para a magistratura. Atualmente é juiz titular da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.