Foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG
081212-juiz_silvio_abreu[1].jpg
O juiz Sílvio Abreu se despediu do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais nesta sexta-feira, dia 12, após o término do seu biênio no Tribunal. Ele integrou o plenário da Casa desde 14 de dezembro de 2006, na classe de Jurista. Deputado federal por cinco mandatos consecutivos, tendo inclusive participado da elaboração da atual Constituição Federal, Sílvio Abreu atuou também no TRE como juiz-substituto, entre outubro de 2005 e dezembro de 2006, tendo, até hoje, participado do julgamento de cerca de 2.300 processos no Tribunal.

Em sua despedida, ele foi saudado pelo juiz Gutemberg da Mota e Silva, que falou em nome dos magistrados do Tribunal, pelo procurador regional eleitoral José Jairo Gomes e ainda pelos advogados Edilene Lobo, João Batista de Oliveira Filho e Genival Tourinho – esse último o mais antigo dos que militam junto ao TRE-MG. O presidente do Tribunal, desembargador Almeida Melo, lembrou-se, ao homenagear o juiz Sílvio Abreu, de outros magistrados, como os desembargadores José Guido de Andrade e Antônio Pedro Braga, considerado o "decano do quinto constitucional na magistratura mineira". Esteve também presente à sessão o desembargador Tiago Pinto, ex-integrante do TRE mineiro.

Ao agradecer as homenagens, o juiz Sílvio Abreu relembrou o fato de já ter participado dos três poderes do Estado (como parlamentar, secretário de Estado e juiz do TRE) e destacou a importância da missão da Justiça Eleitoral "já que a ela compete zelar pela preservação do Estado democrático de direito".

O substituto de Sílvio Abreu só deve ser definido em 2009, a partir de nomeação do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Enquanto isso, sua vaga será ocupado pelo juiz-substituto Benjamin Alves Rabello Filho e, na sua ausência, pela juíza-substituta Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira, ambos da classe dos juristas.

Fonte: TRE-MG