Nascido em Viçosa, Elias Charbil é licenciado em letras (1992) e bacharel em direito (1997) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ingressou na magistratura em novembro de 2000, tendo atuado nas comarcas mineiras de Ipatinga, Timóteo, Açucena, Lavras, Itumirim, Bom Sucesso e Contagem. Em 2012 foi removido para Belo Horizonte para o cargo de juiz auxiliar e, em janeiro de 2013, titularizou-se na 26ª Vara Cível da capital.
A Academia de Letras de Viçosa foi criada em 23 de novembro de 1985 pela escritora Maria Aparecida da Silva Simões, presidente da entidade. Não se limita a escritores e gramáticos, mas estende-se a todo aquele que trabalhe com o idioma nacional, seja nas ciências ou nas artes. Compõe-se de 40 membros efetivos e tem como objetivo difundir a literatura e a cultura diversificada e estimular o cultivo da língua pátria e da literatura em Viçosa e cidades vizinhas.
O endereço da ALV é rua Adezilio Bicalho, nº 294, bairro Santa Clara. E para correspondência, rua Sofia Bernardes, nº 171, bairro Santa Clara.
Fonte: TJMG