O juiz Vinícius da Silva Pereira, da Comarca de Governador Valadares, participou do Seminário de Prevenção à Violência Doméstica contra Mulher, realizado pelo 6º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Marilac, pertencente à comarca de Valadares.

 

O evento, realizado no dia 29 de agosto, faz parte da campanha Agosto Lilás, em alusão os movimentos de conscientização para a diminuição da violência doméstica, e contou com a participação de representantes do Ministério Público, da Polícia Civil e Militar, prefeitura e sociedade civil.

 

Durante sua apresentação, o juiz Vinícius falou sobre o papel do Judiciário no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Na ocasião, o magistrado sugeriu a criação de uma sala com computador, câmera e internet no município para a realização de audiências por videoconferência, com o objetivo de facilitar a participação das mulheres vítimas de violência nos atos processuais. De acordo com o juiz Vinícius, a criação da sala evitaria o deslocamento das mulheres vítimas destes crimes para a Comarca de Governador Valadares para as audiências. A sugestão foi prontamente acolhida pela prefeitura da cidade, que viabilizará o espaço.

 

Além do juiz Vinícius Pereira, também palestraram no Seminário a promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Mulher (GAR) em Governador Valadares, Carla Regina Goulart; a investigadora da Polícia Civil, Mariléia Colen; e as psicólogas Deize Maria de Oliveira, do CREAS, e Elihete Lopes Martins, da Secretaria de Saúde.

 

Entre os temas abordados estavam a participação do homem no combate à violência doméstica e a fomentação de uma rede de atuação que vise a prevenção da violência e o combate ao feminicídio.