guardamirim.jpgA comarca de Pratápolis, que abrange Itaú de Minas, ganhou, no segundo semestre deste ano, um projeto especial, idealizado pela juíza local, Lúcia Landgraf: Guarda Mirim, que atende atualmente 40 adolescentes. Entre os objetivos do projeto estão: prevenir a marginalização do menor, promover a educação e possibilitar a pré-profissionalização.

A Guarda Mirim é composta por adolescentes de 14 a 16 anos que não têm e nunca tiveram envolvimento com atos infracionais, que mais se destacam na escola e, preferencialmente, que sejam de famílias carentes. De acordo com a magistrada, as secretarias de educação dos dois municípios, que compõem a comarca, listaram os alunos que preenchiam o perfil exigido. Depois disso, foi feito um estudo social, que incluía visitas e entrevistas aos adolescentes feitas pela juíza, juntamente com outros servidores do fórum.

Os alunos que foram selecionados passaram por um curso de formação de uma semana, onde foram abordados temas como educação no trânsito, drogas, comunicação e expressão, postura, higiene, saúde, disciplina, moral e ética, entre outros. A cerimônia de formatura dos novos ‘guardinhas’ foi realizada no último dia 04 de dezembro. Após a formatura, os guarda mirins foram encaminhados aos órgãos públicos e às empresas privadas para o desempenho de atividades típicas de aprendizes. Para isso, eles recebem, à título de incentivo, um auxílio financeiro mensal no valor de 40% do salário mínimo.

guardamirim2.jpg“A formatura foi muito emocionante, contamos com a presença dos pais dos alunos selecionados para compor o projeto que demonstraram-se muito satisfeitos com a iniciativa”, afirmou a juíza Lúcia Landgraf. De acordo com a magistrada, idealizadora do projeto Guarda Mirim, a ação é realmente encantadora e deveria ser desenvolvida também em outras comarcas. “São essas ações que dão sentido às nossas vidas. É ter a consciência tranquila e a sensação de ter passado pela comarca e ter feito diferença na vida das pessoas, ter estendido a mão, ter dado uma palavra de alento, um gesto de carinho”, disse.

O projeto tem o apoio de autoridades e representantes do poder público da região, além de empresários e da população dos dois municípios.

Fotos: Diego Fraga Leite