A juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, do Tribunal de Apelações do United Nations Appeals Tribunal (UNAT) da Organização das Nações Unidas (ONU), visitou a sede da Amagis na tarde desta sexta-feira, 18, quando formalizou pedido de filiação à Associação. A magistrada, que é titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, estava acompanhada da psicanalista e mediadora Rita Andrea Guimarães de Carvalho Pereira e foi recebida pelo presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares.
Martha Halfeld foi eleita juíza do Tribunal de Apelações da ONU em novembro de 2015, em votação durante a Assembleia Geral da ONU. A posse ocorreu em julho deste ano.
A magistrada é a primeira brasileira a ocupar o cargo, cujo mandato vai até 2023. Para se credenciar à disputa, Martha Halfeld foi selecionada pelo Conselho de Justiça Interno da ONU e passou por três etapas - análise de currículo, exame de julgamento e carta de motivação. Em seguida, fez uma prova escrita e entrevista em Haia (Holanda).
Funcionando como uma espécie de Justiça administrativa para os servidores e pensionistas da ONU, o United Nations Appeals Tribunal é composto por sete juízes e fica sediado em Nova York. As sessões de julgamento duram duas semanas e ocorrem normalmente três vezes ao ano, em Nova York, Genebra ou Nairobi, de acordo com a distribuição geográfica dos casos.
Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1992. Ingressou na Justiça do Trabalho em 1994. Foi a primeira colocada no concurso público do TRT – 3ª Região. Possui doutorado em Direito Privado pela Université de Paris II (2004) – diploma revalidado pela UFMG; mestrado em Direito Social (do Trabalho e da Previdência Social) pela Université de Paris II (2000); e especialização em Direito do Trabalho e da Previdência Social pela Université de Paris II (1999). É também formadora em cursos para magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, promovidos pela Escola Judicial do TRT-3ª Região.