Antônia Faleiros nasceu na comunidade do Barro Amarelo, zona rural de Serra Azul de Minas, no Vale do Jequitinhonha. Com uma história de vida marcada por muitas dificuldades, Antônia superou desafios e alcançou objetivos quase impossíveis para sua difícil realidade social. O tema da palestra será "Ousar querer. Fazer acontecer. A história de uma menina de Minas".

Por meio de relatos de sua trajetória pessoal, a escritora dialoga com a realidade brasileira, em especial, a realidade de comunidades carentes e periféricas ao tempo em que reverencia o legado de sabedoria e resistência das mulheres que a antecederam.

Nunca abandonando os estudos, durante a juventude Antônia chegou a trabalhar no corte de cana e como doméstica. Após anos de muita luta e dedicação, hoje Antônia é juíza titular da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

A juíza possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - (1991) e mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia - UFBA - (2016). Além de magistrada, Antônia Faleiros é professora, escritora, palestrante e articulista.

Participe do Congresso da Magistratura Mineira 2023.

Garanta sua inscrição. Acesse www.congresso.amagis.com.br e saiba mais.