Estudantes da Escola Sesi do município de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, participaram na sexta-feira, 26/4, do Programa Conhecendo o Judiciário. Os alunos receberam na instituição a visita da juíza titular da 3ª Vara Cível e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município, Edna Márcia Lopes Caetano, que fez uma palestra sobre o Judiciário.

Participaram da ação 71 alunos do 9º ano que, em uma segunda etapa, farão uma visita ao fórum da Comarca de Santa Luzia e participarão de um júri simulado. “O objetivo da visita foi exatamente aproximar o Judiciário da sociedade, dos cidadãos, dos alunos e dos adolescentes que estão em formação educacional”, disse a juíza Edna Márcia Lopes Caetano.

Segundo a magistrada, durante a visita foram apresentados vídeos institucionais e abordados assuntos a respeito de bullying e cyberbullying, algo recorrente em ambientes escolares.

“Nós também abordamos a questão da repercussão jurídica, qual é a consequência desse comportamento, e passamos orientações sobre a prevenção de conflitos”, disse. 

O programa

O Programa Conhecendo o Judiciário, que completa 25 anos em 2024, já recebeu mais de 160 mil pessoas desde a criação. Presente em 78 comarcas do Estado, foi institucionalizado pela Portaria nº 2.176/2008 do TJMG e tem como público-alvo grupos de estudantes, de idosos e de outros cidadãos que aprendem sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples, adequada aos diversos graus de escolaridade dos participantes.

Entre as atividades realizadas, estão visitas orientadas ao TJMG, com alunos do ensino fundamental (a partir do 5° ano), ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que conhecem a Corte mineira de forma interativa, por meio de um julgamento simulado; a participação de juízes nas escolas, com os magistrados proferindo palestras para alunos do 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da EJA; e a visita de universitários ao Tribunal, com palestras proferidas por magistrados.

Também são realizadas palestras virtuais com professores e instituições de ensino, ministradas por magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJMG, especializados nas mais diversas temáticas do universo jurídico. Além do TJ Sênior, voltado para pessoas com mais de 60 anos, que participam de palestra temática. A atividade propicia o exercício da cidadania e da convivência comunitária.

*Com informações do TJMG