A juíza Edna Márcia Lopes Caetano, da 3ª Vara Cível de Santa Luzia, foi uma das personalidades agraciadas com a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. A magistrada foi indicada pela vereadora Janaina Cardoso. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira, 9 de novembro, no Plenário Amintas de Barros, e teve transmissão pelo canal oficial da Câmara Municipal de BH no YouTube.
A magistrada destacou a emoção ao receber a honraria. “É uma felicidade imensa receber o Grande Colar, especialmente porque ele representa uma deferência àqueles que lutam por uma sociedade mais cidadã, democrática, pacífica e justa. Essa homenagem reforça a importância dos projetos de cidadania, que são tão caros para mim e revertem diretamente em benefício da sociedade”, disse.
O evento teve como objetivo homenagear personalidades e entidades que se destacaram em 2025 e contribuíram para o bem da cidade e da população, indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento. O secretário de Estado Marcelo Aro foi o patrono da edição de 2025, e a deputada federal e ex-vereadora Nely Aquino, a oradora oficial.

Foto:CMBH
Sobre o Colar do Mérito Legislativo
Maior honraria concedida pela Câmara de BH, o Grande Colar do Mérito Legislativo foi criado em 2003 em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, por iniciativa da Mesa Diretora. A cada edição, cada um dos 41 vereadores indica um nome para receber a homenagem, informando os motivos pelos quais lhe deve ser conferido reconhecimento especial. Outras nove pessoas físicas revestidas de autoridade pública ou profissional são indicadas pelo Conselho de Agraciamento, composto pelos integrantes da Mesa Diretora e pelo corregedor da Casa. Entre estes, são escolhidos um patrono e um orador oficial.


