A juíza Luciana de Oliveira Torres, da Comarca de Rio Pomba, foi aprovada no programa de mestrado da Cornell Law School, em Nova Iorque (EUA), nos Estados Unidos. A magistrada inicia o curso na universidade americana no próximo mês de agosto. Ela irá cursar o General LLM, que equivale ao mestrado no Brasil.

A Cornell University conta com diversos ex-alunos notórios, entre eles a juíza da Suprema Corte americana, Ruth Bader Ginsburg, falecida no ano passado.

Em Cornell, a juíza Luciana Torres fará matérias na Cornell Tech, que é um departamento da Universidade voltado para a tecnologia, com matérias como inteligência artificial e proteção de dados e de rede.

Para a magistrada, esse é um tema de extrema importância para o Judiciário, principalmente em tempos de expansão do PJe e de comarcas 100% digitais.

“O bom uso e a segurança na tecnologia e dos dados é de fundamental importância para todas as áreas, especialmente para o Judiciário em todo o mundo”, destacou a magistrada, lembrando do ataque feito por hackers ao sistema de informática do STJ em novembro do ano passado.

Desenvolver questões de inteligência artificial e proteção de dados está entre os objetivos da juíza durante a realização do mestrado como forma de contribuir cada vez mais para o crescimento do Judiciário mineiro. Para ela, “o juiz precisa voltar a ocupar o espaço no debate jurídico e, para isso, é de suma importância que os magistrados se especializem para que possamos colocar a visão da Magistratura em temas relevantes que nos afetam”.

Além da Cornell University, Luciana Torres foi aprovada em outras sete universidades, entre elas Stanford, UCLA, Columbia, Duke e Universidade da Pensilvânia.

Fundada em 1865, a Cornell é uma das instituições que compõem a Ivy League, o grupo das oito instituições de ensino superior mais prestigiadas dos Estados Unidos: Cornell, Brown, Columbia, Dartmouth, Harvard, Princeton, Yale e Universidade da Pensilvânia. 

 

O Órgão Especial do TJMG aprovou, na última sessão, o afastamento da magistrada para que ela realize o curso.