Nesta terça-feira, 21 de novembro, a Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) inaugura em seu site uma coluna dedicada à Coordenadoria Amagis Mulheres. Em mais um passo significativo em direção à sua missão dedicada à promoção da igualdade de gênero e ao combate à discriminação e violência contra as mulheres, a Emajs e a Amagis Mulheres compartilham, no novo espaço, a publicação do artigo “A magistrada e a catástrofe em Brumadinho”, de autoria da juíza Perla Saliba Brito, do 3º JD da Unidade Jurisdicional da Comarca de Betim.
Clique aqui para ler o artigo.
No texto, a magistrada fala sobre o maior desafio de sua carreira, ao vivenciar, quando Titular da 1ª Vara Cível, Criminal, da Infância e Juventude e Juizados Especiais da Comarca de Brumadinho, uma das maiores catástrofes humanas envolvendo a mineração: o rompimento da barragem no Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019. “Experimentei os mais profundos sentimentos humanos, para o bem e para o mal. Eles andam juntos a revelar a grandeza e a fraqueza humanas. Contudo, com a distância do tempo, ao olhar ao longe o vivido, algumas certezas vão se formando a permitir identificar com mais precisão o lugar em que me encontrava naquilo tudo e com isso refazer algumas leituras do cenário em que me vi inserida”, escreve Perla Saliba em um trecho da publicação.
Acesse o site da Emajs e tenha acesso a esse e outros conteúdos voltados à construção de uma justiça mais equitativa e cidadã.