A juíza Rosimere das Graças do Couto foi eleita, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Amagis Saúde para o triênio 2025/2027. A magistrada, primeira mulher eleita presidente em 69 anos de atuação da Associação, liderou a chapa única Magistratura Forte e Unida, que recebeu 1.143 votos, um marco histórico que reafirma a união da Classe e o reconhecimento do trabalho feito pela gestão atual, liderada pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos, ao lado de toda a Diretoria nos últimos três anos.
A nova Diretoria, que tomará posse no dia 3 de janeiro de 2025, reforça o compromisso com uma gestão participativa, democrática e que valorize toda a Magistratura mineira, ativos, aposentados e pensionistas.
Em discurso logo após a eleição, a juíza Rosimere das Graças do Couto expressou sua gratidão aos magistrados ao final da apuração dos votos. Ela destacou o caráter da campanha e agradeceu o apoio recebido. “Eu quero agradecer a todos da chapa. Foi uma campanha muito séria e carinhosa com todos. Quero agradecer cada um dos votos, a cada magistrado e magistrada que confiou na nossa proposta de gestão”.
Além dos votos, Rosimere agradeceu a todos que contribuíram para a campanha. “Muito obrigada a todos que nos ajudaram na campanha, a todos que trabalharam conosco, ao Luiz, ao Jair, ao desembargador Nelson que trabalhou muito para nós, enfim, todos que nos apoiaram e que não será possível nominar neste momento, pois são muitos. Muito obrigada e vamos seguir em frente com a Amagis cada vez melhor para todos nós."
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, aproveitou a oportunidade para não só congratular a presidente eleita, mas toda a Diretoria que compõe a chapa. “Desejo a você Rosi, e a todos que compõem a chapa, muitas felicidades. E tenham ciência da minha felicidade em saber que vocês estarão à frente da Amagis”, disse. Luiz Carlos ainda agradeceu a todos os membros que compõem a Junta Eleitoral da Amagis, que de acordo com ele conduziram todo o processo de forma segura e zelosa, homenageando na pessoa do desembargador Dídimo Inocêncio de Paula todos os demais integrantes.
Conheça abaixo a diretoria executiva eleita para o triênio 2025/2027
Rosimere das Graças do Couto – Presidente
A juíza Rosimere das Graças do Couto se formou em Direito na Faculdade de Direito do Rio Oeste de Minas (Fadom), em Divinópolis. Ingressou na Magistratura mineira em 1997. Atuou nas comarcas de Morada Nova de Minas, Três Marias, Pompéu, Teófilo Otoni, Divinópolis e Belo Horizonte. Foi juíza auxiliar da Presidência do TJMG entre os anos de 2020/2022 (?). Exerceu a vice-presidência Administrativa da Amagis no triênio 2022/2024. Na gestão anterior, foi vice-presidente de Saúde da Associação. É vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). É titular da 3ª Vara da Fazenda Estadual e Autarquias de Belo Horizonte.
Jair Francisco dos Santos – Vice-Presidente Administrativo
O juiz Jair Francisco dos Santos é bacharel em Direito pela PUC Minas, em 1998. Ingressou na magistratura em 2005, tendo sido juiz nas Comarcas de Paracatu, São Gotardo, Araçuaí, Patrocínio e Belo Horizonte. Exerceu, por quatro anos, o cargo de coordenador de Segurança Institucional do TJMG. Atualmente é o vice-presidente de Saúde da Amagis e secretário-geral adjunto da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Fábio Torres de Sousa – Vice-Presidente Financeiro
Nascido em Caratinga, Fábio Torres de Sousa entrou para a magistratura mineira em agosto de 1993. Ele passou pelas comarcas de Sabará, Araçuaí, Ipatinga e Belo Horizonte, tendo sido titular da 1ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais até sua convocação para substituir vaga de desembargador na 8ª Câmara Cível. É desembargador do TJMG desde 2022.
Flávia Birchal de Moura – Vice-Presidente de Saúde
Flávia Birchal de Moura é graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1985) e pós-graduanda em Arbitragem e Mediação de Conflitos pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Ingressou na Magistratura em agosto de 1994 com atuação nas Comarcas de Janaúba, Brumadinho, Contagem, Patrocínio e Belo Horizonte. Atuou na Turma Recursal Exclusiva de Belo Horizonte, Betim e Contagem. Foi coordenadora dos Juizados. Especiais de Belo Horizonte e Membro do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais de Minas Gerais de julho de 2018 a junho de 2022.
Maria Elisa Taglialegna – Vice-Presidente do Interior
Formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Juíza de Direito do Estado de Minas Gerais. Passou pelas Comarcas de Belo Horizonte, Araguari, Canapolis Ituiutaba e Uberlândia, onde atua, há 6 anos, como diretora do foro.
Thiago Grazziane Gandra – Vice-Presidente Sociocultural-Esportivo
Thiago Gandra é juiz titula da 2ª VECCA, auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais; pós-graduado em Direito de Empresa, pela Universidade Gama Filho/RJ. Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa. Professor de Direito Penal da Faculdade Milton Campos. Professor licenciado de Direito Penal e Processual Penal do UNIBH. Professor de Cursos de Pós Graduação. Diretor de Esportes da AMAGIS e Diretor de Tenis da AMB. Autor de obras e artigos jurídicos.
Noelho Adelino Machado – Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
Formou-se em Direito pela PUC Minas em 1980. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas (MG). Entrou para a Magistratura em 1992/1993 e passou pelas Comarcas de Passa Tempo, Itaguara, Oliveira, Contagem, Almenara e Governador Valadares. Exerceu magistério na Universidade do Vale do Rio Doce e lecionou matérias de Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Processual Penal e Execução Penal. É conselheiro do Ipsemg (Instituto de Aposentadoria e Pensões do Estado de Minas Gerais) e da Prevcom (Previdência Complementar do Estado de Minas Gerais).
Perla Saliba Brito – Diretora-Secretária
Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde fevereiro do ano de 2006. Atuou nas Varas Criminais das Comarcas de Sete Lagoas, Nova Lima e Vespasiano, bem como na Vara Infracional da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte, como juíza substituta. Em 27/05/2013 titularizou-se na 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Brumadinho, onde exerceu a jurisdição por sete anos, até 31/05/2020. Em Brumadinho, conduziu inúmeros processos com repercussão, notadamente envolvendo o rompimento da barragem minerária ocorrido no Córrego do Feijão. Em meados de 2020 foi promovida para a Comarca de Belo Horizonte, para o cargo de 26º Juiz de Direito Auxiliar. Atualmente, ocupa o cargo de 3º JD da Unidade Jurisdicional da Comarca de Betim, de competência mista que abrange as matérias cível, criminal e da Fazenda Pública, e atua no Tribunal do Júri das Comarcas de Betim e da Região Metropolitana, em regime de cooperação.
Fábio Gabriel Magrini Alves – Subdiretor-Secretário
Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) e graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), passou pelas comarcas de Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Carmópolis de Minas e Conceição do Mato Dentro, bem como pela 2ª Turma Recursal de Varginha. Atualmente, é titular da 1ª Vara Cível de Formiga e 3º titular da Turma Recursal de Formiga. Foi Conselheiro Deliberativo da AMAGIS na gestão passada, atuando também junto à AMB.
Conselho Deliberativo:
Antônio Armando dos Anjos
Octávio Augusto De Nigris Boccalini
Marcos Alves de Andrade
Ana Régia Santos Chagas
José Romualdo Duarte Mendes
Genole Santos de Moura
Carlos Alberto Pereira da Silva
Evaldo Elias Penna Gavazza
Daniela Cunha Pereira
Juliano Abrantes Rodrigues
Alinne Arquette Leite Novais
Antônio Carlos Parreira
Consuelo Silveira Neto
Letícia Drumond
Túlio Márcio Lemos Mota Naves
Alessandro de Abreu Borges
Célia Maria Andrade Freitas Corrêa
Renzzo Giaccomo Ronchi
Cibele Maria Lopes Macedo
Elexander Camargos Diniz
Marcos Alberto Ferreira
Conselho Gestor Amagis Saúde
Segunda Instância:
Rinaldo Kennedy Silva
Valéria da Silva Rodrigues
Suplentes:
Sandra Alves de Santana e Fonseca
Guilherme de Azeredo Passos
Capital:
Cláudia Aparecida Coimbra Alves
Renato Luiz Faraco
Suplentes:
Paulo Sérgio Tinoco Néris
Paulo Cézar Mourão Almeida
Interior:
Josselma Lopes da Silva Lages
Fabiano Garcia Veronez
Suplentes:
Marcelo Carlos Cândido
Rachel Cristina Silva Viégas
Aposentados:
Paulo Sérgio Ferreira
Maura Angélica Oliveira Ferreira
Suplentes:
Célia Ribeiro de Vasconcelos
José Maria dos Reis