A juíza Vânia da Conceição Pinto Borges, titular da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Itabirito, foi homenageada nesta segunda-feira, 31 de março com o Diploma Mulher Nota Mil. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Itabirito, reconhece mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação e contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município. A homenagem a juíza Vânia foi proposta pelo vereador Renê Américo da Silva.

Em seu discurso, a juíza Vânia da Conceição Pinto Borges expressou gratidão pelo reconhecimento e ressaltou a importância do papel das mulheres na sociedade. Ela enfatizou os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho e a necessidade de divisão de tarefas no ambiente familiar para garantir a equidade de condições entre homens e mulheres. “Pelo fato de a mulher ter que desempenhar outras funções além do trabalho, nós temos um tempo mais restrito. Então, é preciso que nossos companheiros saibam dividir conosco as tarefas do lar para que possamos ter saúde e exercer nossas profissões em igualdade de condições com os homens”, destacou.

A magistrada dedicou a homenagem ao marido, Leonardo, destacando o apoio dele como fundamental para o exercício de sua profissão. “Ele entende minha profissão e isso faz toda a diferença para o bom exercício da magistratura e minha dedicação”, finalizou.

Durante a cerimônia, o vereador Renê Américo destacou sua motivação para indicar a magistrada, experiência dele como estudante de direito, assistindo audiências. “Ali eu estava sendo corrigido por uma mulher guerreira, correta e justa. Parabéns, dra. Vânia, por ser justa e fazer a justiça”, afirmou.