Em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento, a juíza Vilma Lúcia Gonçalves Carneiro foi homenageada na última sexta-feira, 8 de agosto, por sua trajetória na magistratura. A magistrada, que está se aposentando, é titular da Vara de Família, da Infância e da Juventude e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Ubá. A solenidade foi realizada no Fórum Câncio Prazeres, em Ubá, na Zona da Mata.

O evento reuniu magistrados, servidores, familiares e amigos para celebrar a trajetória da juíza, que dedicou mais de trinta anos ao Poder Judiciário mineiro.

O juiz José Martinho Nunes Coelho, diretor-tesoureiro da Amagis, representou a presidente da Associação, juíza Rosimere Couto, na homenagem. A presidente parabenizou a colega pela merecida aposentadoria: “A Dra. Vilma é exemplo de compromisso e humanidade na prestação jurisdicional. Sua aposentadoria é muito merecida após mais de trinta anos de dedicação à magistratura de Minas. Que essa nova fase seja de realizações e serenidade”, desejou a juíza Rosimere Couto.

A juíza Vilma Lúcia Gonçalves Carneiro afirmou que receber a homenagem foi um dos momentos mais marcantes vividos e que rever os colegas e amigos com os quais teve o prazer de dividir tantos anos de trabalho, cujas presenças, trouxeram lembranças inesquecíveis, reforçando a certeza de quanto valeu a pena cada passo dessa caminhada.

A magistrada agradeceu ainda aos juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, servidores, amigos, à Amagis e, em especial, à sua minha família. “Sou grata, ainda, a todos eles, pelo apoio constante ao longo da minha carreira. Levo comigo não apenas a honra de ter servido à Justiça, mas, principalmente, o carinho e a amizade das pessoas que se tornaram por demais especiais ao longo dessa jornada”.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz Felipe Teixeira Cancela Jr., diretor do Foro da Comarca de Ubá, que destacou, em seu discurso, a forma singular como a magistrada conduziu processos de grande complexidade, mantendo sempre a combinação de autoridade e humanidade: “A Dra. Vilma exerceu a magistratura com rara sensibilidade. Atuando por muitos anos na Comarca de Ubá, dedicou-se a causas profundamente humanas. A senhora deixa um legado de Justiça com humanidade. Que esta nova etapa seja repleta de paz, saúde e descanso merecido”, afirmou.

A homenagem foi prestigiada pelos juízes da Comarca de Ubá Vinícius Pereira de Paula, Nilo Marques Martins Júnior, Daniele Rodrigues Marota Teixeira e Cristiane Mello Coelho Gasparoni, bem como pelos magistrados da Comarca de Visconde do Rio Branco, Geraldo Magela Reis Alves e André Luiz Melo da Cunha, e pelo juiz Thiago Brega de Assis, de Juiz de Fora.