O Juizado Especial (Jesp) Cível de Belo Horizonte realiza amanhã, 29, mais um mutirão de conciliação temático, com o objetivo de encerrar processos judiciais por meio da autocomposição – forma de resolução de conflitos em que as partes buscam um acordo. Foram selecionados 75 processos que envolvem a Gol Linhas Aéreas e a Telefônica. As audiências de conciliação serão realizadas a partir das 13h30, no setor amarelo do Jesp – entrada pela Avenida Francisco Sales, 1.446.
Para esse mutirão o juiz coordenador do Jesp, Francisco Ricardo Sales Costa, destacou 25 conciliadores e 15 magistrados. A iniciativa reduz o tempo de tramitação do processo e aumenta a sensação de satisfação com a solução, que é construída por meio da composição entre empresas e clientes.
Em abril deste ano, a empresa Gol aderiu a um mutirão que obteve 67,9% de acordos e envolveu um total de R$ 163.943,69 pagos para encerrar as demandas. Também em abril, quando foi realizado o último mutirão temático, envolvendo o banco Santander e a Aymoré, 196 clientes compareceram. O índice de acordos atingiu 91%, e foram movimentados R$ 139.613,60 em pagamentos e ressarcimentos.
Fonte: TJMG