Belo Horizonte irá contar em breve com mais um posto de atendimento do Juizado de Conciliação por meio de parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Faculdade Batista. A instituição de ensino instalará no campus uma sala para solução de conflitos. Esse posto será o primeiro preparado para atender pessoas portadoras de necessidades especiais, sobretudo surdos-mudos.
A comunidade acadêmica e o público externo serão atendidos por voluntários capacitados pelo TJMG, entre eles, 64 alunos, que participaram, no último mês de maio, de um curso para conciliadores voluntários realizado na própria Faculdade Batista.Em Belo Horizonte, existem atualmente 66 postos de atendimento e , no interior, são 254. Somente no primeiro semestre de 2008, foram agendadas mais de três mil reclamações e mais de 1,5 mil sessões de conciliação foram realizadas. Nas comarcas do interior foram agendadas cerca de 5,7 mil reclamações e realizadas cerca de 1,9 mil sessões de conciliação.
O Juizado de Conciliação foi criado em 2002, pelo Poder Judiciário estadual, em parceria com a sociedade e, desde então, vem promovendo grande número de acordos. Com a participação de voluntários, designados pelo Tribunal de Justiça, resolve conflitos de modo informal, gratuito, por meio da conciliação. O projeto é coordenado pelo 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Jarbas Ladeira.

Fonte: TJMG